


Os bandidos não param de inovar. O novo golpe virtual, aplicado pela internet, utiliza contas clonadas (falsas) de Instagram e Facebook.
COMO FUNCIONA
Os golpistas "clonam" um perfil de uma rede social (Instagram ou Facebook), entram em contato com os amigos da vítima e começam a oferecer móveis, eletrônicos e outros objetos para venda.
Depois pedem para que o pagamento seja feito via PIX.
Como esta venda não existe, o comprador não recebe a mercadoria. Além disso, o dinheiro vai para uma conta aberta em nome de um "laranja", dificultando a rastreabilidade, pois o dinheiro é sacado tão logo seja feito o PIX.
ALERTA COM LINKs
Os ladrões virtuais também mandam links para as vítimas e se a pessoas clicarem, terão sua rede social (Instagram ou Facebook) hackeada.
EM CERRO LARGO
Na manhã desta terça-feira (7/12), foi registrada uma ocorrência deste tipo na Delegacia de Polícia de Cerro Largo. E há relatos de outros casos, envolvendo o mesmo modus operandi dos larápios.
Altere sua senha: escolha uma combinação exclusiva para o Instagram e que seja forte o suficiente para que invasores não a quebrem facilmente.
Ative a autenticação de dois fatores: com ela, um código extra é exigido no momento em que o usuário tentar entrar em sua conta, e criminosos sem acesso ao aparelho vinculado são barrados.
Restrinja contas vinculadas: basta, na seção "Segurança", em "Aplicativos e sites", remover qualquer atividade suspeita. Além disso, ao conferir localizações geográficas de aparelhos em que o perfil está conectado e quais dispositivos estão sendo usados, é possível fazer logout daqueles que não forem reconhecidos.
Verifique se seus contatos estão corretos: manter endereços de e-mail e números de telefones atualizados é essencial para que a conta permaneça sob seu controle. Além disso, ao receber avisos de alterações, não clique nos links sugeridos. Prefira conferir o que ocorreu em aba separada, na própria rede social.