Cerro Largo, 21 de abril de 2024. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 09/02/2024 09:34:59 • Meteorologia

Onda de calor: muitas regiões terão mais de 40ºC

Temperatura seguirá se elevando nesta sexta e no fim de semana no RS
Fim de semana terá tardes tórridas com calor extremo (Foto: César Lopes/ PMPA)

A MetSul Meteorologia reforça a advertência que o calor vai ganhar força em diversas regiões gaúchas nesta sexta-feira (09/02) e no fim de semana à medida que o centro da massa de ar mais quente que atua sobre o Norte e o Nordeste da Argentina avança para o Sul do Brasil.

A previsão da MetSul indica máximas acima de 40ºC no estado gaúcho, especialmente durante o fim de semana que terá os dias mais quentes. A temperatura ficará ao redor de 40ºC na capital no domingo e deve passar dos 40ºC no fim de semana nos vales e na Grande Porto Alegre.

Até o momento, embora esteja fazendo muito calor em quase todo o Rio Grande do Sul, as maiores máximas e extremas estão se concentrando no Oeste do estado com longa sequência de dias escaldantes desde o começo do mês.

Segundo os dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima em Quaraí atingiu 36,1ºC no dia 1º; 37,7ºC no dia 2; 39,8ºC no dia 3; 39,1ºC no dia 4; 37,2ºC no dia 5; 39,0ºC no dia 6; e 39,2ºC na quarta-feira (07/02).

No fim de semana, os valores mais extremos de temperatura tendem a ocorrer na Grande Porto Alegre e nos vales do Rio Pardo, Taquari, Caí, Sinos e Paranhana, uma vez que nuvens e chuva devem afetar o Oeste e o Sul gaúcho, sobretudo no domingo, o que vai inibir aquecimento maior.

 Na região metropolitana e nos vales, as máximas no fim de semana, especialmente no domingo, devem ficar entre 40ºC e 42ºC, já que o ar quente estará sendo canalizado para o Nordeste gaúcho com a instabilidade no Oeste e no Sul.

 

Onda de calor dia a dia

Hoje (9) terá o predomínio do sol, embora a presença de nuvens esparsas. Massa de ar muito quente cobre o estado com acentuado calor. Máximas perto e acima de 35ºC em muitas cidades durante a tarde com calor mais intenso no Noroeste, Oeste, Centro, Vales, Grande Porto Alegre e a Campanha. Alguns pontos podem anotar 38ºC a 40ºC. Devido ao calor, não se afasta chuva muito isolada de verão da tarde para a noite, especialmente nas Metades Norte e Oeste.

Já o sábado (10) será com muito sol e nebulosidade esparsa no Rio Grande do Sul. Pode ter chuva isolada principalmente em pontos do Oeste e do Sul. O ar quente sobre o estado se reforça e o dia será excessivamente quente com máximas de 37ºC a 40ºC, e localmente superiores, no Noroeste, no Centro, nos vales, na Grande Porto Alegre, na Campanha e no Sul. Mesmo na Serra faz calor intenso com 35ºC em algumas cidades.

O domingo (11) terá mais nuvens e chuva no Oeste e na fronteira com o Uruguai, onde aquece menos. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens. O calor segue muito intenso a extremo no Noroeste, no Centro, nos vales, Grande Porto Alegre e áreas a Oeste da Lagoa dos Patos com marcas de 38ºC a 40ºC, mas 40ºC a 42ºC em alguns pontos. Será um dia tórrido com calor desde a madrugada. Porto Alegre ficará ao redor dos 40ºC e a região metropolitana passará dos 40ºC. Da tarde para a noite, pelo calor excessivo, chuva e risco de temporais em pontos isolados.

A segunda (12) até terá a presença do sol com nuvens em parte do estado, entretanto a nebulosidade aumenta muito. Uma frente fria avança e traz chuva, irregular, no decorrer do dia para a maioria das regiões. Pode chover forte com temporal em pontos isolados. O dia começa por demais quente com uma madrugada de temperatura atípica em que a temperatura estará perto ou acima de 30ºC em muitas cidades. Faz muito calor ainda na Metade Norte do estado com marcas acima de 35ºC.

Na terça-feira (13), sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade no Rio Grande do Sul. Já chove em alguns pontos entre a madrugada e de manhã, mas instabilidade maior ocorre da tarde para a noite com pancadas isoladas mais nas Metade Oeste e Norte. A madrugada é menos quente que no dia anterior, porém abafada. Já a tarde não será tão quente como nos dias precedentes com máximas, em geral, de 30ºC a 32ºC. No Oeste, a temperatura volta a subir com 33ºC a 35ºC.

 

Noites muito quentes

A MetSul Meteorologia alerta que o calor não se limitará ao período diurno e que as noites no estado serão também muito quentes no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Nesta quinta-feira (08/02), em Uruguaiana, a temperatura mínima não baixou de 24,4ºC. Nesta sexta e no fim de semana, porém, devem ser esperadas mínimas muito mais altas.

As madrugadas de domingo e segunda, em especial, devem ser de temperatura alta a muito elevada. Haverá locais do estado em que a temperatura no meio da noite vai estar perto de 30ºC, principalmente na noite de domingo para a segunda-feira nos pontos em que não chover no domingo.

Fonte: MetSul Meteorologia
Calor
onda de calor
calor extremo
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp