


A Associação Cerro-larguense da Etnia Italiana (ACEI) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo realizam, nesta sexta-feira (5/7), mais uma edição da Oficina de Culinária Italiana.
Com início previsto para às 15h, na sede da Etnia Italiana (junto ao parque municipal de exposições), desta vez será ensinado o preparo do Capeletti, uma saborosa massa típica.
ORIGEM REMONTA AO SÉCULO 12
O Capeletti – que recebeu este nome devido a sua forma que se assemelha a pequenos chapéus medievais, em italiano "capellos" – foi criado no norte da Itália, no século 12, como uma evolução do Raviolli.
Na época, o Raviolli já tinha caído no gosto dos nobres e plebeus e possuía uma forma quadrada, sendo recheado de queijo ou carne. Após muitos enganos na hora de servir a massa, decidiram diferenciar o formato dos quitutes e rechear um somente com queijo e outro somente com carne, e foi aí que nasceu o Capeletti.
Segundo a tradição, o Raviolli não pode conter carne em seus recheios, enquanto o Capeletti não pode receber queijo.
DEGUSTAÇÃO
Como já é tradicional, após o término da oficina de culinária, acontece um jantar de degustação entre os participantes, instrutores e associados da ACEI.
BOLSAS PARA UNIVERSITÁRIOS
Haverá três bolsas (gratuitas) para alunos da UFFS-Cerro Largo, além de certificação de seis horas.
INSCRIÇÕES
Interessados devem contatar com Luís Henrique Franqui, pelo e-mail [email protected] ou pelo fone/whats (55) 9.9982.2424.
Já os alunos da UFFS devem se inscrever com Tadeu Salgado, pelo e-mail [email protected].
APOIO CULTURAL
A Oficina de Culinária Italiana conta com apoio cultural dos Supermercados Jaeschke.