


Diante das recorrentes estiagens que têm atingido o Noroeste gaúcho, e por consequência o município de Cândido Godói, diversas estratégias estão sendo adotadas para mitigar os efeitos da falta de chuva sobre a produção agropecuária. Entre as ações, está a construção de açudes em 12 propriedades rurais, no âmbito do projeto Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural - Eixo Estratégico Irriga+RS, na modalidade açudes. As obras, resultantes de convênio entre Governo do Estado e Prefeitura, iniciaram-se no dia 8 de março, sendo que até ontem (05/04), seis já estavam concluídas.
Os reservatórios de água que estão sendo implantados serão aproveitados principalmente para irrigação de áreas voltadas à produção de leite e de olerícolas. O projeto técnico foi elaborado pela Emater/RS-Ascar, que também está fazendo o assessoramento da implantação junto com a Secretaria Municipal da Agricultura, a fim de assegurar um serviço de qualidade e que atenda às expectativas.
Os beneficiários foram definidos pelo Conselho Municipal da Agricultura, contemplando propriedades de várias comunidades de Cândido Godói. Cada produtor beneficiado com a abertura de açude está recebendo o subsídio total das horas-máquinas. A escavação está sendo realizada pela empresa União Escavações e as obras devem seguir até o mês de maio.