Cerro Largo, 01 de julho de 2025. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 12/09/2020 19:12:43 • Cultura

A dica de filme é uma verdadeira aula de jornalismo

Protagonizado por Meryl Streep e Tom Hanks, longa é dirigido por Steven Spielberg
Hanks e Streep estrelam The Post (Foto: Divulgação)

 

Lançado em 2017, The Post - A Guerra Secreta foi um filme muito aguardado, mas acabou dividindo opiniões da crítica especializada.

A história, baseada em fatos reais, se passa em 1971, mas o tema - liberdade de imprensa - é sempre atual.

Estrelado por Meryl Streep no papel de Katharine Graham, falecida publisher do jornal The Washington Post, e Tom Hanks como o também falecido editor Ben Bradlee, The Post foi eleito como melhor filme de 2017 pela National Board of Review, um grupo centenário de acadêmicos, cineastas e profissionais sediado em Nova York.

Inicialmente apontado como favorito ao Oscar, acabou sendo uma decepção, com apenas duas indicações e nenhum prêmio (uma injustiça, na minha opinião).

ESCÂNDALO POLÍTICO

O filme recorda a posição assumida por Katharine Graham, proprietária do The Washington Post, quando o Governo de Nixon tentou impedir o jornal de prosseguir a publicação de uma extensa e ultrassecreta documentação sobre o envolvimento norte-americano na Guerra do Vietnã.

O braço-de-ferro entre a Casa Branca e a imprensa desembocou numa histórica decisão do Suprema Corte dos Estados Unidos, que considerou inconstitucionais os mandados emitidos para impedir a publicação dos documentos, autorizando os jornais a prosseguirem a sua divulgação.

No longa, a produção de um jornal impresso nos anos 70 é esmiuçada, da reunião de pauta à impressão no parque gráfico, passando pela consulta legal que se faz necessária. Afinal, dependendo da natureza do assunto, os advogados têm que entrar em cena.

Enfim, uma verdadeira aula do bom jornalismo!

Avaliação: Muito bom.

Disponível: Netflix.

 

Fonte: Luis Henrique Franqui / O Pipoqueiro
the post
a guerra secreta
the washington post
steve spielberg
meryl streep
tom hanks
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp