Cerro Largo, 23 de dezembro de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 23/12/2025 15:00:41 • Saúde

Está gripado neste fim de ano?

Veja melhor maneira de lidar com a doença nas festas de Natal e Ano Novo
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Canva)

As reuniões familiares de fim de ano podem incluir alguém se recuperando de uma gripe ou alguém que está começando a se sentir mal com os sintomas da doença. Será que essas pessoas ainda devem comparecer para abrir os presentes de Natal? Quanto tempo se deve adiar uma visita antes de ir à casa da vovó para comer a ceia?

Aqui estão as regras relacionadas à gripe, que as famílias devem saber neste período de festas.

 

Se eu estiver apresentando sintomas, quando devo fazer um teste de gripe?

Muitos médicos recomendam fazer o teste assim que os sintomas aparecerem.

“Principalmente se você pertence a um grupo de alto risco”, disse o Dr. William Schaffner, especialista em doenças infecciosas do Centro Médico da Universidade Vanderbilt, nos EUA.

“Essas pessoas são aquelas com 65 anos ou mais, qualquer pessoa com uma doença crônica preexistente, pessoas imunocomprometidas, gestantes e crianças muito pequenas”, disse ele. “Todas essas pessoas são de alto risco e, assim que apresentarem sintomas, é hora de fazer o teste, pois teremos antivirais disponíveis para ajudar a evitar a hospitalização.”

Os sintomas da gripe geralmente começam repentinamente com febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo e fadiga, disse a Dra. Pamela Lindor, pediatra da Bluebird Kids Health em Jacksonville, Flórida, em um e-mail.

Embora você deva iniciar o tratamento rapidamente e evitar expor outras pessoas ao testar positivo para gripe. "Se o teste de farmácia der negativo, mas seus sintomas forem graves, considere fazer um teste mais preciso com seu médico ou em um pronto-atendimento", disse ela.

Os testes são fundamentais porque, uma vez determinado qual doença respiratória você tem, você pode receber o tratamento adequado, disse Schaffner.

“A gripe não é a única doença que nos preocupa. Talvez você tenha Covid, e se tiver Covid, temos outro medicamento que pode ajudar a evitar que você precise ser hospitalizado”, disse ele.

 

Em que momento devo tomar medicamentos antivirais para a gripe?

Os medicamentos antivirais para gripe são medicamentos que exigem receita médica e funcionam melhor quando iniciados precocemente, idealmente dentro de dois dias após o início dos sintomas da gripe.

“No caso da gripe, se você estiver doente, quanto mais cedo começar a tomar o antiviral, mais eficaz ele será”, disse Schaffner. “Existe a regra das 48 horas. Ou seja, para que seja o mais eficaz possível, você precisa iniciar o tratamento nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. Mas mesmo depois de 48 horas – e isso é especialmente importante para pessoas de alto risco – você ainda pode ter algum efeito modulador dos antivirais.”

 

Se o meu teste der positivo, por quanto tempo devo evitar o contato com outras pessoas?

Assim que alguém começar a apresentar sintomas, deve ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas para não propagar o vírus.

“Você pode transmitir o vírus da gripe um dia antes de apresentar sintomas”, disse Schaffner. “Mas, mesmo assim, use máscara e evite contato com outras pessoas da sua família o máximo possível até que seus sintomas comecem a diminuir e você não tenha febre por 24 horas sem usar antitérmicos”.

De acordo com o CDC, as pessoas podem retomar suas atividades normais quando, por pelo menos 24 horas, não apresentarem febre sem o uso de medicamentos para reduzi-la e seus sintomas gerais estiverem melhorando.

“Isso geralmente dura pelo menos de 4 a 5 dias”, disse Lindor. “A gripe é mais contagiosa a partir do dia anterior ao aparecimento dos sintomas e continua por cerca de uma semana.”

 

Se eu estiver usando máscara, posso estar perto de outras pessoas em encontros?

Algumas pessoas que apresentam sintomas ou febre podem sentir-se tentadas a visitar familiares, ou abrir presentes de Natal com seus entes queridos, desde que usem máscara. No entanto, Schaffner continua a alertar contra essa prática.

“Se você desenvolveu sintomas, acho que você deve ficar em casa”, disse Schaffner.

“Mesmo que você diga: 'Bem, eu tenho esses sintomas, mas vou usar máscara'. Sim, isso reduzirá a chance de contágio, mas não a eliminará completamente. E sabe o que mais? É muito difícil comer e beber com máscara”, disse ele. “Então, você estará expondo outras pessoas. E quando chegar perto de familiares, mesmo usando máscara, vão se abraçar e se beijar. São situações de contato muito próximo, então você precisa se conter e se isolar, caso contrário, corre um grande risco de se tornar um temido transmissor.”

 

O que os membros da família devem fazer se alguém na casa testar positivo?

Embora uma pessoa com gripe deva tomar precauções para se isolar e não expor outras pessoas, existem medidas importantes que os membros da família também podem tomar para reduzir o risco de ficarem doentes.

“Lavar bem as mãos é muito importante para prevenir a propagação”, disse Lindor. “As superfícies de uso comum na casa devem ser desinfetadas.”

 

Como saber se devo ir ao hospital?

É importante manter contato com seu médico assim que o teste para gripe der positivo e os sintomas piorarem, especialmente se você pertencer a um grupo de alto risco, disse Schaffner.

E com seu médico, “converse sobre quando você precisa ir ao hospital”, disse ele. “Mas dificuldade para respirar, tosse com sangue, mal-estar geral, temperatura de 39,5°C ou mais – todos esses sintomas indicam que você realmente precisa de atendimento médico.”

Outros “sinais de alerta” que podem exigir atenção médica urgente incluem “desidratação, dor no peito, letargia, alterações do estado mental, convulsões ou fraqueza grave”, disse Lindor. "Confusão, alterações de comportamento ou febre alta persistente por mais de 3 dias também justificam atenção médica urgente".

Fonte: CNN Brasil
gripe
H1N1
natal
ano novo
festas
fim de ano
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp