


Mank, novo filme de David Fincher (A Rede Social), que tem tudo para estar presente na próxima cerimônia do Oscar, em 2021, estreou na Netflix na sexta-feira (4/12).
O enredo de Mank segue a história tumultuosa de Herman J. Mankiewicz, roteirista da obra-prima icônica de Orson Welles, Cidadão Kane (1941) e sua luta com o autor Orson Welles pelo crédito do script do longa (um dos maiores clássicos do cinema).
O ator Gary Oldman protagoniza esta história baseada em fatos e ambientada na "Era de Ouro" em Hollywood.
Na pele do roteirista Herman Mankiewicz, que assina o texto de Cidadão Kane, Mank é uma revisita ao deslumbrante passado de Hollywood e aos bastidores de produção. O filme não se limita à definição de "homenagem" e, assim, traz diversos pontos de reflexão sobre o mercado cinematográfico e o processo de um autor cético.
O filme certamente será considerado um deleite para os fãs da era mais clássica do cinema norte-americano - especialmente para aqueles que conhecem o trabalho de Orson Welles.
A recepção de Mank, pela crítica especializada, foi excelente, com alguns críticos considerando-o "espetacular", entre outros adjetivos.