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Publicado em 12/08/2023 10:25:53 • Política • Porto Xavier

Ponte em Porto Xavier incluída no Novo PAC

Travessia é esperada há 40 anos e irá melhor logística do noroeste do Estado
Maquete eletrônica do projeto da ponte que será construída sobre o Rio Uruguai

A inclusão no Novo PAC da ponte sobre o rio Uruguai, nas Missões, foi celebrada pelas autoridades da região missioneira. Com 950 metros de extensão, a travessia ligará o município gaúcho de Porto Xavier à vizinha San Javier, na Argentina. A obra está orçada em R$ 220 milhões e tem previsão de ser concluída em dois anos.

À frente do maior município da região, o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa (PDT), salienta a importância da ponte para diminuir custos da produção primária. "Essa obra é fundamental na indução do desenvolvimento das Missões. Precisamos de logística para nos reposicionarmos, pois somos um grande produtor de grãos, com soja, milho e trigo", afirma Barbosa.

Segundo o Prefeito, a safra é usualmente escoada via Porto de Rio Grande, distante 600 quilômetros de Santo Ângelo. Com a ponte, o custo cairia drasticamente, pois a produção seria escoada pelos portos argentinos de Posadas e Santa Ana, a 200 quilômetros dos municípios gaúchos.

A notícia também foi comemorada pelo presidente da Associação dos Municípios das Missões, o prefeito de Pirapó, Auri Kochhann (MDB). Segundo Kochhann, a ponte é uma reivindicação de 40 anos.

Em fevereiro, o Ministério dos Transportes assinou a ordem de serviço para elaboração do projeto e posterior execução da obra. No ano passado, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já havia firmado contrato com a empresa Coesa Construções e Montagens.

"É uma luta de muito tempo, de muita gente. Vai ajudar muito a desenvolver a região, aumentar o turismo, gerar emprego. Estamos muito felizes com o anúncio", comentou Kochhann.

 

Extensão da BR 392

Os Prefeitos também festejaram a inclusão no Novo PAC da construção da BR-392 entre Santo Ângelo e Santa Maria, outra obra há muito reclamada na região. Os estudos de impacto ambiental já estão concluídos e a próxima etapa contempla a licitação do projeto executivo.

 

Terceiras pistas na RS 344

Para melhorar a logística na região, os Municípios de Santa Rosa, Giruá e Santo Ângelo assinaram nesta sexta-feira (11/8) o termo para contratação de projeto visando a construção de terceiras faixas na RS-344. Com 54 quilômetros de extensão, a rodovia liga os municípios e está com o tráfego saturado.

O projeto será executado de acordo com normas e diretrizes do DAER/RS, no trecho entre Santa Rosa e Santo Ângelo. O valor total do projeto será de R$ 471.581,16 e cada Município custeará uma parte do projeto, conforme a porcentagem de ocupação de cada um na ERS 344.

O objetivo das Prefeituras é entregar o projeto concluído ao governo do Estado, a quem cabe financiar a obra.

 

Suspensa a falência da Coesa

O ministro Humberto Martins, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), suspendeu a falência da construtora Coesa (antiga OAS). Em decisão na quarta-feira (9/8), o Ministro determinou que a falência deve ficar suspensa até que o tribunal decida o mérito de um pedido contra a transformação da recuperação judicial em falência.

A recuperação judicial é uma etapa anterior à falência. Por meio dela, a Justiça concede um prazo para as empresas negociarem prazos para pagamento de suas dívidas com credores. Já a falência é o fim da empresa: a companhia deve pagar seus débitos dentro de um prazo determinado e encerrar suas atividades.

A Coesa foi contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para construir a ponte internacional de Porto Xavier/San Javier, sobre o rio Uruguai.

Fonte: GZH / Luis Henrique Franqui / UOL
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