Cerro Largo, 16 de maio de 2025. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 19/11/2021 12:03:25 • Agronegócio

Troca de Mudas e Sementes em Sete de Setembro

Também foi realizada a Mostra de Culinária Africana
Crédito: Deise Froelich / Emater/RS-Ascar

No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a Mostra da Culinária Africana, com envolvimento dos estudantes das escolas de Ensino Fundamental e Médio São Roque e Escola Fundamental Nossa Senhora do Carmo, foi realizada em Sete de Setembro, na terça-feira (16/11). Na oportunidade, foi promovida também Troca de Mudas e Sementes entre os munícipes, professores e alunos das escolas estaduais. O evento é a culminância do projeto "Educação não tem Cor".

Com a realização da mostra e da troca de sementes, prestigiada também por lideranças municipais e regionais junto ao Ginásio Municipal de Esportes, busca-se fomentar a segurança e soberania alimentar e a educação e promoção da saúde, bem como a valorização e o saber popular perpetuado por gerações, construindo o alicerce cultural da região. 
  
Para a realização da troca de mudas e sementes, os Clubes de Mães do município e alunos das escolas mobilizaram-se para garantir a diversidade de plantas aromáticas, condimentares e terapêuticas colocadas à disposição da comunidade. 
  
A Mostra da Culinária Africana, por sua vez, contou com preparativos anteriores, com engajamento dos educadores em apresentar mais sobre a história africana e o sentido do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Além disso, a extensionista social da Emater/RS-Ascar Jacinta Henckes realizou oficinas, com demonstração de preparos de receitas, utilizando-se de ervas e plantas aromáticas e condimentares.

No dia do evento foram distribuídas embalagens de farofa de cuscuz, de sal temperado e pipoca com temperos naturais para degustação. Também foram realizadas apresentações artísticas com músicas e danças relacionadas à cultura africana, assim como algumas receitas preparadas por estudantes e professores, e a professora Mara Rúbia, da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, proferiu uma palestra sobre o Dia da Consciência Negra.

Paralelamente, durante o dia, foi realizada oficina de repelentes naturais, levando em conta a ampliação das temperaturas e a incidência maior de mosquitos, a exemplo do Aedes Aegypti na região. 

Fonte: Deise Anelise Froelich / Emater/RS-Ascar
emater
emater/rs-ascar
troca
mudas
sementes
mostra
culinária africana
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp