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Publicado em 29/04/2025 20:23:44 • Segurança Pública • Cerro Largo

Golpes causam prejuízo de R$ 90 mil em Cerro Largo

Em apenas um caso, correntista transferiu R$ 60 mil para os vigaristas
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Canva)

A Polícia Civil registrou apenas nesta terça-feira (29/04), quatro comunicações de ocorrência envolvendo golpes bancários, com os vigaristas se passando por funcionários de instituições bancárias.

De acordo com o Delegado, o prejuízo registrado soma em torno de R$ 90 mil. Em apenas um dos casos, os golpistas subtraíram R$ 60 mil de um correntista.

O Delegado informa ainda que, na região, são registrados dois golpes bancários por dia.

 

Modus Operandi

Num dos casos registrados na Delegacia de Polícia de Cerro Largo, uma mulher ligou e identificou-se como funcionária da instituição bancária. Na sequência, disse à vítima que alguém estaria tentando fazer uma transferência na conta dela. Então a cliente abriu o aplicativo do banco e foi fazendo o passo-a-passo, enquanto a golpista realiza movimentações (transferência para uma conta supostamente segura) com a promessa de devolução.

Essa vítima, após a ligação, desconfiou que poderia ser um golpe, foi até a agência bancária e com o extrato em mãos, confirmou que foi vítima de um estelionato.

Charles Dias do Nascimento ressalta que esse modus operandi é o comum/padrão nas ações dos golpistas, registradas em nossa região.

 

Fraude ou Golpe?

Cada vez mais frequentes, os golpes bancários têm gerado perdas financeiras e grandes transtornos para um número crescente de pessoas em todo país.

Há uma diferença entre fraude e golpe. No primeiro caso, as operações são realizadas sem o conhecimento da vítima, a exemplo da clonagem de cartões, enquanto na segunda, as transações são realizadas de forma espontânea.

É o caso das ligações telefônicas se passando pela Central de Atendimento da instituição financeira ou de uma agência bancária informando a invasão da conta, compra através do cartão de crédito ou transação via Pix, as quais necessitam de uma transferência de valor para uma conta supostamente segura.

Também há contatos que solicitam dados pessoais, número do cartão e código de validação; ou o envio de links falsos por e-mail, redes sociais, WhatsApp ou SMS solicitando atualização de dados ou pagamentos; ou ainda apresentam promoções tentadoras e podem conter vírus ou outras ameaças que capturam informações pessoais dos usuários.

É preciso ficar atento também às promessas de liberações imediatas de crédito, principalmente para pessoas negativadas, que solicitam dados, preenchimento de formulários enviados por link no WhatsApp e pagamento de tarifas para liberação dados; ofertas de brindes ou presentes em troca do pagamento da taxa de entrega; ou ainda envio, por e-mail ou até mesmo pelos Correios, de um boleto de cobrança falso.

 

Orientações

Nenhuma instituição financeira entra em contato solicitando dados pessoais, senhas ou transferência de valores, e que elas jamais enviam links, retêm cartões ou enviam aplicativos para serem baixados.

Em caso de qualquer dúvida ou suspeita, o cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento de seu banco ou contatar diretamente com a agência onde sua conta está vinculada.

Fonte: Luis Henrique Franqui
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