
Reunião alinha captação de recursos para projeto do Museu 25 de Julho aprovado pela Lei Rouanet
Representantes do Museu 25 de Julho, da Administração Municipal de Cerro Largo e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participaram de uma reunião de trabalho nesta semana, na sala de reuniões da Prefeitura.
O encontro teve como objetivo alinhar ações, após a aprovação de um projeto cultural desenvolvido pelo Museu junto à Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91).
A Lei Rouanet é o principal mecanismo de incentivo à cultura no Brasil, permitindo que empresas e pessoas físicas destinem parte do Imposto de Renda devido para o financiamento de projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC). Por meio desse instrumento, é possível deduzir até 4% do imposto devido para pessoas jurídicas e até 6% para pessoas físicas, fortalecendo a participação da iniciativa privada no apoio à cultura e promovendo a descentralização dos investimentos culturais.
Com o projeto aprovado, a Administração Municipal, o Museu 25 de Julho e a UFFS-Cerroi Largo atuarão de forma conjunta na captação de recursos necessários para a sua viabilização. A reunião marcou o início do trabalho integrado entre as instituições, definindo estratégias e responsabilidades para a execução das próximas etapas.
O projeto contempla a construção de uma sede própria para o Museu 25 de Julho em Cerro Largo, iniciativa que visa fortalecer o desenvolvimento do turismo e da cultura no município, além de contribuir para a preservação da história e da identidade cultural da comunidade.