Cerro Largo, 05 de novembro de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 05/11/2025 17:51:33 • Porto Xavier

Ação contra rinhas de galo em Porto Xavier

Operação Espora de Aço envolveu Polícia Civil, Brigada Militar e Prefeitura Municipal
Galos eram mantidos em gaiolas individuais (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil, com apoio da Brigada Militar e da Prefeitura Municipal de Porto Xavier, deflagrou na manhã desta quarta-feira (05/11) a primeira fase da Operação Espora de Aço, voltada ao combate de crimes de maus-tratos a animais e organização de rinhas de galo naquele município.

Durante o cumprimento de mandado judicial de busca e apreensão, foram apreendidos 45 galos de rinha, mantidos em gaiolas individuais e com sinais evidentes de maus-tratos.

A ação resultou ainda na destruição e descaracterização de diversos objetos vinculados à prática criminosa, entre eles gaiolas, biqueiras, esporas artificiais e uma arena de combate. O trabalho contou com o apoio técnico e logístico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que acompanhou a destinação ambientalmente adequada dos materiais e o recolhimento das aves, encaminhadas à ONG Coração Amigo, que assumiu a guarda dos animais como fiel depositária institucional.

De acordo com o Delegado responsável pela operação, outros locais na cidade estão sendo mapeados para futuras ações. "A prática de rinha de galos é crime e será combatida de forma rigorosa. Além do sofrimento imposto aos animais, há toda uma estrutura criminosa por trás, envolvendo apostas e maus-tratos sistemáticos”, destacou.

A Polícia Civil alerta que qualquer pessoa flagrada participando de rinhas de galo, seja como organizador, apostador ou espectador envolvido, poderá ser presa em flagrante por crime ambiental de maus-tratos a animais (art. 32 da Lei nº 9.605/1998) e também por associação criminosa, prevista no art. 288 do Código Penal, cuja pena é de reclusão de um a três anos. Além das consequências penais, sanções administrativas e multas ambientais poderão ser aplicadas.

A Operação Espora de Aço terá continuidade nos próximos dias, com novas diligências voltadas à identificação de criadores e financiadores da prática ilegal em Porto Xavier e na região.

Fonte: Polícia Civil
Operação
Espora de Aço
rinha
galo
Polícia Civil
Brigada Militar
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp