


Ontem, dia 1º de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Leite e o presidente da Abraleite, Geraldo Borges, adiantou que o preço pago ao produtor em junho deve ser mais animador.
"Com a queda na oferta, esperamos que o preço pago ao produtor de agora em diante comece a subir. Isso porque já estamos percebendo esse movimento no mercado spot, onde as indústrias vendem umas para as outras, e a alta já é significativa nos últimos dias", afirma Borges.
"O produtor está passando por um momento de custos altíssimos por conta do dólar em alta e isso torna o custo de produção extremamente elevado. Nos tivemos inclusive como manutenção, baixa de preços nos últimos meses a nível de Brasil. Então, essa correção é necessária para o produtor e ela é esperada nos próximos dias", diz.
Geraldo enfatizou a importância do setor leiteiro na economia. "Precisamos mostrar para o consumidor e sociedade em geral não só os benefícios do leite como um alimento saudável para todo o ciclo da vida, mas também divulgar a importância que é a nossa cadeia produtiva leiteira, que tem produção em 99% dos municípios brasileiros, onde ele movimenta a economia local de todas essas cidades", destaca.
"A cadeia leiteira gera milhões de emprego, é uma importante aliada contra o êxodo rural, garante renda de outras de centenas de famílias de pequenos agricultores", explica o presidente da Abraleite.
Coronavírus
Em meio a crise gerada pela pandemia de Covid-19, Geraldo Borges afirma as últimas semanas estão sendo contornadas da melhor forma pelo setor.
"Tivemos nessas últimas nove semanas de pandemia, diversos tipos de cenários que se modificaram com o tempo. Foi um momento bem difícil assim como para agronegócio em geral, com problemas pontuais, mas diante do apoio ao setor de toda a população estamos contornando tudo isso", finaliza o dirigente.