


"A cultura é transformadora", essa foi uma das frases mais ditas durante as apresentações da etapa geral do 2º Festival Cultura de Fronteira, realizadas quarta-feira passada (4/12).
Nesta edição, o palco foi montado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza (Paraná), proporcionando momentos de interação e reflexão entre a comunidade acadêmica e regional. As apresentações de teatro, dança, música, audiovisual, poesia e conto foram finalizadas com a premiação dos competidores.
O Campus de Cerro Largo contou com representantes nas categorias de teatro, música, conto, fotografia e audiovisual, conquistando o troféu geral de melhor conto e melhor filme de bolso.
Assista AQUI o documentário Alzira
O conto vencedor foi escrito pela acadêmica Márcia Verônica de Lourenço e é intitulado "Suco de Abacaxi". A obra trabalha a importante temática de feminicidio, assunto com ampla abordagem no decorrer do evento.
Na categoria de audiovisual o documentário "Alzira", escrito e dirigido por Cléber Magalhães e João Pedro Gottardo, retratou a atuação da famosa benzedeira Alzira de Oliveira Leite, que foca sua atuação em São Miguel das Missões.
O festival tem como propósito divulgar e valorizar a arte fronteiriça e incentivar a produção de conteúdo artístico dentro da comunidade acadêmica e divulgar perante a comunidade regional. Além disso, o evento tem caráter itinerante, o que habilita Cerro Largo a sediar a próxima edição.