Cerro Largo, 29 de abril de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 24/02/2024 11:20:53 • Porto Xavier

Grupos de Mulheres se desafiam a elaborar pratos com soja

Festival de Pratos Derivados de Soja ocorreu na quarta-feira, dia 21
Foto: Leonardo Kutti Bittencourt / Assessoria de Imprensa

Mulheres de diferentes localidades de Porto Xavier se mobilizaram na seletiva municipal do Festival de Pratos Derivados de Soja. Sob a sombra das árvores da Praça Ferdinando Albino Wendt, na última quarta-feira (21/02), elas compartilham experiências e propostas que aproveitam a soja como ingrediente principal, sendo oito pratos doces e sete salgados.

A ação promovida Emater/RS Ascar contou com o envolvimento dos 15 Grupos de Senhoras e Jovens de Porto Xavier e apoio da Prefeitura Municipal. A proposta é divulgar e promover o uso diversificado e saudável da soja na alimentação humana, de modo especial na região em que o grão foi introduzido no Brasil.

Além de elaborar as receitas, as mulheres tiveram a oportunidade de degustar e selecionar os pratos que irão representar o município no Festival Regional de Pratos de Soja, que acontece no dia 21 de maio, em Santa Rosa. Na categoria doce será apresentado o bolo Q’Delícia, preparado pelo Grupo de Senhoras e Jovens Nova Esperança, da Linha Montanha. Já entre os salgados foi selecionada a pizza de soja elaborada pelo Grupo de Senhoras e Jovens Realizando Sonhos, da Linha Dupla.

A gerente regional adjunta da Emater, Ivânia Polaczinski e a assistente técnica regional Lisete Primaz prestigiaram o evento e enalteceram a organização social resultante dos grupos de mulheres, impactando em toda a comunidade. "Ficamos muito felizes com a representação de todos os grupos de mulheres do município, mostrando a importância dos momentos de integração e troca de experiencias", avalia a extensionista do escritório municipal, Cristiane dos Santos Ferrioli Siqueira. O vice-prefeito de Porto Xavier, Osmar Steinbrenner, também esteve presente reconhecendo a importância do trabalho realizado. 

O trabalho com os grupos organizados de mulheres, com assessoramento da Emater, é realizado há mais de quatro décadas. As mulheres reúnem-se periodicamente para compartilhar experiências e discutir temas como segurança e soberania alimentar, promoção da saúde, saneamento básico, artesanato, associativismo, gestão, entre outros. 

Fonte: Deise Anelise Frohlich / Emater/RS-Ascar
emater
emater/rs-ascar
festival
regional
pratos
soja
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp