Cerro Largo, 13 de agosto de 2022. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 17/05/2022 08:45:06 • Saúde

Dra. Édina Weschter fala sobre vinda para Cerro Largo

Medicina baseada em evidência é ciência para cuidar de gente
Médica Édina Regina Saggin Weschter (Foto: Arquivo Pessoal)

A Dra. Édina Regina Saggin Weschter é médica internista, especialista em Clínica Médica pelo HSC, de Santa Cruz do Sul. Pós-graduada em Nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo (SP), e atualmente cursa Pós-Graduação em Endocrinologia e Metabologia na IPEMED, de Porto Alegre.

Natural de Chiapetta, é casada com o também médico Renato Antonio Sommer e fixou residência em Cerro Largo há pouco tempo.

ATUAÇÃO

A médica estava atuando na região metropolitana de Porto Alegre, como médica internista, e colaborando como preceptora na formação de acadêmicos de Medicina e nos programas de Residência de Clínica Médica e Saúde da Família no Hospital Universitário da Ulbra, de Canoas, e no Hospital Municipal Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul. Sendo estes, hospitais terciários com pacientes críticos e portadores de múltiplas comorbidades.

Hoje trabalha na rede de atenção básica de Cerro Largo, com planos futuros de atendimentos ambulatoriais na rede privada, além de internações hospitalares com enfoque na área da Clínica Médica.

CLÍNICA MÉDICA

"É muito comum as pessoas acharem que todo médico que se forma é clínico. Mas na verdade Clínica Médica é uma especialidade com formação específica no formato de residência. O tempo mínimo são dois anos sendo o terceiro opcional", salienta.

"É a área que previne, diagnostica e trata das mais diversas patologias dos pacientes adultos, não cirúrgicos, não obstétricos e não ginecológicos; tanto ambulatorial ou seja, no consultório, como cuidando do doente em âmbito hospitalar quando necessária a internação", frisa a profissional.

Para o paciente que apresenta patologias múltiplas ou de difícil diagnóstico esta é a especialidade médica mais adequada. Pois o médico especialista em clínica médica ou médico internista, possui uma visão abrangente do paciente, assegurando a integração dos cuidados e recorrendo a opinião dos subespecialistas clínicos além de gerenciar a indicação de avaliações das demais áreas médicas existentes.

NUTROLOGIA

"Já a nutrologia está ligada aos distúrbios alimentares, nutricionais e alterações metabólicas; com papel de contribuir através da orientação nutricional, prescrição de exames, suplementação e até quando necessário o uso de medicações", destaca a Dr. Édina.

Objetiva tratar e prevenir doenças relacionadas ao excesso ou carência de nutrientes, obesidade, anorexia, patologias intestinais entre outras. É uma área que complementa todas as outras especialidades médicas.

OLHAR HUMANIZADO
"Eu particularmente gosto do olhar amplo e humanizado; priorizando o tempo para ouvir e entender antes da tomada de decisão, levando em conta a individualidade de cada um numa prática sempre baseada em evidência científica. Medicina baseada em evidência é ciência para cuidar de gente", finaliza a médica Édina Regina Saggin Weschter.

Fonte: Luis Henrique Franqui
Édina Regina Saggin Weschter
Édina Weschter
internista
clínica médica
nutrologia
CONTINUE LENDO