


Estamos no período da colheita do trigo e logo inicia o plantio da soja. Fonte de renda e desenvolvimento socioeconômico, a agricultura está presente na vida dos associados da Cermissões.
Pela importância desta atividade econômica, a Cermissões compartilha orientações e alertas para que os trabalhos nas lavouras sejam realizados com segurança, evitando acidentes com a rede elétrica.
Com a evolução dos sistemas de plantio e colheita, as máquinas estão cada vez maiores, e por vezes acabam a rede e os equipamentos que a sustentam. Por isso, é muito importante planejar todo o trabalho antes, e fazer o reconhecimento do local, determinando e orientando os operadores das máquinas a manterem uma distância segura da rede elétrica.
Principais orientações da Cermissões aos associados e clientes da cooperativa:
1 - Planeje os trabalhos e observe se a altura e a largura da máquina ou equipamento manterão distância segura da rede elétrica.
2 - Caso os fios da rede estejam próximos, não se aproxime ou toque neles.
3 - Ao manusear as máquinas agrícolas, desvie dos estais (cabos de aço que prendem os postes ao chão);
4 - Ao manobrar veículos ou equipamentos, carga e descarga de caminhões, mantenha a distância mínima de cinco metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;
5 - Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o operador jamais deve tentar sair do maquinário. Neste caso, deve-se chamar imediatamente a Cermissões, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor;
6 - Nunca estacione máquinas agrícolas debaixo da rede elétrica;
7 - Cuidado para não tocar na rede elétrica quando subir em uma árvore para colher frutas ou para realizar uma poda;
8 - Tenha cuidado com os equipamentos de irrigação. Não deixe o jato de água dos irrigadores atingir os fios elétricos;
9 - Nunca se aproximar ou tocar em cabos elétricos caídos no chão. Se encontrar um fio elétrico caído, o mais adequado é sinalizar a área para que ninguém se aproxime e avisar imediatamente a Cermissões.
10 - Não faça queimadas perto das linhas de transmissão ou de distribuição. Na estiagem, a pouca umidade, a vegetação baixa e os ventos fortes são fatores que podem provocar incêndios. Por isso, até mesmo uma queimada mal controlada para atividades agrícolas também pode colocar em risco o fornecimento de energia, atingindo os cabos elétricos, desligando a rede e provocando prejuízos para os todos, além de danos ao meio ambiente e à segurança da população.
Infelizmente no mês de maio desse ano, foi registrado um acidente fatal no município de Bossoroca, vitimando um agricultor enquanto aplicava defensivos em uma propriedade perto da entrada para o Rincão do Ivaí, após o braço do pulverizador tocar a rede. O acidente aconteceu, mesmo os fios da rede estando com altura superior ao mínimo exigido.
Reforçamos o alerta, para que todos tenham o máximo de atenção, principalmente neste período de colheita do trigo e o plantio da soja.