


A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Cresol e a Prefeitura Municipal, oportuniza a integrantes dos grupos organizados de mulheres dos meios rural e urbano de Ubiretama participar de dois cursos: de hortas, com sistema de gotejamento; e de implantação de jardins. As capacitações, que começaram no mês de maio, seguem até setembro deste ano, de forma híbrida, atendendo também a ações pactuadas com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
Plantio e Manejo de Plantas Ornamentais
São 87 inscritas no curso de jardins conduzido pelos extensionistas da Emater. Entre os objetivos estão promover o embelezamento das residências através do incentivo à criação e manutenção de jardins; estimular a criatividade, a consciência ecológica e o sentido da cidadania, fazendo com que todos se sintam corresponsáveis pelo meio ambiente em que vivem, contribuindo para o embelezamento das propriedades; e orientar técnicas de cultivo das suculentas. Para isso, contam também com o apoio da Cresol no fornecimento de materiais.
Nos meses de junho e julho, os módulos ocorreram de forma virtual, sendo apresentadas orientações sobre variedades de suculentas, locais de cultivo, preparo e utilização de fertilizante natural, com apresentação do adubo Bokaschi, preparo do solo, preparo do pote e multiplicação de suculentas.
A partir de agosto, serão organizados encontros presenciais, com divisão dos inscritos em pequenos grupos, seguindo os protocolos sanitários em virtude da Covid-19. Na pauta estará o controle alternativo de pragas e doenças e demonstração de plantio em potes, com formação de minijardim de suculentas para cada participante.
No mês de setembro haverá espaço para avaliação dos trabalhos e apresentação dos resultados à comunidade, com divulgação dos registros fotográficos dos minijardins implantados.
Curso de Hortas
Outra oportunidade oferecida pela Emater, com apoio da Cresol e da Prefeitura, é a realização do curso de hortas, com ênfase no sistema de irrigação por gotejamento. São 21 inscritas no curso que busca promover segurança e soberania alimentar das famílias através de produção de hortaliças em épocas de escassez hídrica, ao mesmo tempo em que estimula a diversificação de diferentes variedades no cultivo de hortaliças.
"Quem participa do curso também tem a oportunidade de conhecer as diferentes técnicas de cultivo, controle de pragas e doenças através da utilização de produtos alternativos, e pode implantar sistema de irrigação por gotejamento para irrigar hortas domésticas em época de escassez hídrica", destaca a extensionista Alice Quinzani, que conta com o apoio do extensionista Inácio Ledur na condução do curso.
No mês de junho foram compartilhadas orientações sobre escolha do local de implantação da horta, preparo e utilização de fertilizante natural, adubo Bokaschi, importância e manejo do canteiro.
Já em julho estiveram em pauta o preparo do solo, variedades para cada época do ano, cultivo de plantas aromáticas e condimentares, assim como controles alternativos de pragas e doenças.
A ideia é que no mês de agosto seja realizado encontro presencial, seguindo os protocolos sanitários em virtude da Covid-19, para orientações e acompanhamento da instalação do sistema de irrigação por gotejamento junto às propriedades.
Outras informações sobre o trabalho realizado pelo Escritório Municipal da Emater, podem ser obtidas pelo fone (55) 9.9722.8758.