Cerro Largo, 22 de dezembro de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 22/12/2025 14:27:42 • Região

Formigas deixam quase sete mil sem energia elétrica

Insetos provocaram curto-circuito que afetou consumidores de cinco municípios
Fotos: Assessoria de Comunicação Cermissões

Um fato inusitado registrado na manhã de domingo, 21 de dezembro de 2025, provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica para 6.918 associados da Cermissões nos municípios de Santo Antônio das Missões, Bossoroca, Caibaté, São Luiz Gonzaga e São Miguel das Missões.

A ocorrência teve início às 10h42min, com o fornecimento de energia sendo restabelecido às 12h09min para a maior parte da região. No entanto, os associados atendidos pelo alimentador da Coqueiro, que parte da Subestação de São Luiz Gonzaga e margeia a BR-285, passando próximo ao Posto Coopatrigo, regiões de Barro Preto, Vista Alegre, Santuário do Caaró, até a AFUCER, em Caibaté, permaneceram sem energia das 11h01min às 12h51min. Nesse trecho, 1.711 associados foram afetados.

A interrupção ocorreu devido à formação de formigas aladas, que se alojaram em dois isoladores, em diferentes pontos da rede elétrica. Com a ocorrência de chuva, houve a formação de um curto-circuito, danificando os equipamentos e ocasionando a interrupção no fornecimento.

MOBILIZAÇÃO DAS EQUIPES DE PLANTÃO

As equipes de plantão da Cermissões de São Luiz Gonzaga e Caibaté, foram mobilizadas imediatamente e realizaram vistorias ao longo de mais de 20 quilômetros de rede até a localização do defeito. A identificação do problema demandou mais tempo em função da chuva e da dificuldade de visualização do isolador a partir do solo. Após a limpeza do equipamento, o fornecimento de energia foi normalizado.

A cooperativa destaca que, sempre que ocorre uma interrupção no fornecimento, a Central de Operações e Distribuição (COD) realiza tentativas seguras de religamento. Caso a rede não aceite o religamento, torna-se obrigatória a inspeção completa, uma vez que a causa da falta de energia pode envolver situações de risco, como quedas de postes sobre residências, veículos ou pessoas, o que poderia resultar em acidentes graves ou fatais.

Além dessa ocorrência, também houve falta de energia na região de São João Velho, no interior de São Miguel das Missões, provocada pela queda de uma casca de eucalipto sobre a rede elétrica. As equipes da Cermissões também atuaram para solucionar esse problema.

NOVA REDE PARA SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES

Para reduzir a ocorrência de interrupções no fornecimento de energia na região de Santo Antônio das Missões, a Cermissões avança com um novo projeto de interligação, que prevê a construção de uma nova rede entre a Subestação Santo Antônio de São Luiz Gonzaga e o trevo de Santo Antônio das Missões, margeando a BR-285.

O projeto contempla 25 quilômetros de rede trifásica, dos quais 9 quilômetros já estão construídos e energizados, restando 16 quilômetros, com previsão de execução ao longo do ano de 2026.

CONGESTIONAMENTO DOS CANAIS DE ATENDIMENTO

A Cermissões alerta ainda que, em situações que afetam um grande número de associados simultaneamente, pode ocorrer congestionamento nos canais de atendimento, como o telefone 0800.541.1122 e o WhatsApp (55) 3355.3000, em razão do elevado volume de chamadas relacionadas à mesma ocorrência.

Mesmo diante das dificuldades, a cooperativa mobilizou suas equipes de campo e reforçou o atendimento na Central de Operações, garantindo agilidade na identificação do problema e no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica.

SITUAÇÃO ATÍPICA

A Cermissões pede desculpas aos associados pelos transtornos causados e reforça que o trabalho da Cooperativa, sob a liderança do presidente Diamantino Marques dos Santos, é pautado pela segurança, agilidade e prevenção. No entanto, o fato registrado neste domingo caracteriza-se como uma situação atípica, que foge ao controle operacional da cooperativa.

Cabe destacar que, na sexta-feira anterior, foi realizado um desligamento programado para melhorias na cidade de Santo Antônio das Missões, ocasião em que as equipes também efetuaram inspeções na rede que liga São Luiz Gonzaga a Santo Antônio das Missões. Ainda assim, situações extraordinárias, como a formação de formigas aladas associada às intempéries climáticas, podem ocasionar falhas imprevisíveis no sistema elétrico.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cermissões
cermissões
formigas
formigas aladas
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp