Cerro Largo, 11 de maio de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 28/04/2023 19:26:40 • Agronegócio

Família Spohr sediou dia de campo

Organizada pelo Sicredi, atividade abordou a ordenha robotizada
Na sombra de uma figueira centenária, presentes acompanharam o início dos trabalhos

Produzir leite de alta qualidade é o objetivo de toda fazenda que tem como foco a produção leiteira e hoje, o produtor conta com a ajuda da ordenha robotizada para garantir um produto de alto padrão, seguro para o consumidor final e que ainda possibilita o monitoramento da saúde das suas vacas.

Com o objetivo de apresentar aos interessados essa nova tecnologia, foi realizado na quarta-feira (26/4), um dia de campo na propriedade da família de Jair e Lourdes Spohr, localizada na Linha São Francisco, onde recentemente foi instalado um robô para a ordenha.

Organizado pela agência do Sicredi União RS/ES, o dia de campo foi coordenado pelo gerente Rodrigo Neuberger, juntamente com os colegas do setor de Agro da cooperativa.

O Sicredi e a família anfitriã recepcionaram diversos produtores rurais, bem como o prefeito Paulo Kipper, secretário da Agricultura Anderson Kessler, presidente do STR Juca Werle, equipe da Emater/RS-Ascar e Paulo Machado, da Agropecuária Ouro Branco, que representa a empresa fornecedora do equipamento.

Também esteve presente o vice-presidente do Sicredi União RS/ES, Nardeli Cassel, residente em Linha Atafona (Santo Ângelo), que é produtor de leite e cuja propriedade foi visitada por Jair e Lourdes, em junho do ano passado, para conhecer melhor a nova tecnologia.

ATIVIDADES

Os trabalhos tiveram início com uma explanação de Rodrigo Neuberger, que falou sobre o Sicredi e as possibilidades de financiamento no agronegócio, inclusive para a robotização da ordenha.

Paulo Machado e técnicos da Agropecuária Ouro Branco fizeram relatos técnicos sobre o equipamento.

E por fim, divididos em dois grupos, os presentes puderam visitar as instalações da família Spohr e acompanhar, em detalhes, todo o processo da ordenha robotizada.

PRECISÃO

As vacas, que têm livre acesso ao robô (que controla a quantidade de ordenhas que cada animal fará por dia e o volume de alimento que receberá), possuem uma coleira com um transponder (chip), que o equipamento utiliza para saber qual animal está sendo ordenhado e, a partir dos dados recolhidos, oferecer uma gama de informações, que podem ser acessadas no painel de controle, num computador ou mesmo num aplicativo no telefone celular.

O equipamento, além da ordenha robotizada propriamente dita, oferece uma série de dados estatísticos ao produtor, como produção média por vaca, projeção de potencial produtivo de cada animal e ainda auxilia na prevenção e detecção precoce de doenças.

Em resumo, o robô faz desde a limpeza e desinfecção dos tetos, a avaliação da qualidade do leite durante a ordenha e o seu transporte até o resfriamento, e finaliza com o sistema automático de limpeza do equipamento, três vezes ao dia.

Fonte: Luis Henrique Franqui
sicredi união
sicredi
ordenha robotizada
robô
dia de campo
Jair Spohr
Linha São Francisco
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp