Cerro Largo, 04 de julho de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 25/01/2019 14:19:25 • Cultura

2ª Pommerfest foi realizada em Roque Gonzales e São Pedro do Butiá

Encontro celebrou os 161 anos da imigração pomerana ao Brasil
Pomeranos com seus trajes típicos (Foto: Renê Leal / Rádio Missioneria)

Com o objetivo de fortalecer a cultura pomerana e realizar uma integração entre as comunidades de Marechal Cândido Rondon (PR), Pelotas, Canguçu, São Lourenço do Sul, Camaquã e São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá e Roque Gonzales realizaram a 2ª Pommerfest, no sábado (19) e domingo (20).

O evento teve organização conjunta das comunidades de Dona Otília Norte, Portão Fundo, Linha Barão Redenção, Rincão dos Reinke e de Dona Otília, que foi a sede.

A programação iniciou em São Pedro do Butiá, com recepção das caravanas, que puderam saborear um café especialmente preparado para os visitantes.

O prefeito Martinho Berwanger deu as boas-vindas aos pomeranos visitantes, que foram acolhidos através da música típica alemã, tocada por uma dupla de bandonistas. Em seguida as caravanas se dirigiram até a Vila Dona Otília, onde a Pommerfest teve continuidade.

A parte da tarde foi reservada para atividades culturais, com a realização de quatro palestras sobre a origem, migrações e estabelecimento das famílias pomeranas no Brasil, no Rio Grande do Sul e na região missioneira.

As palestras foram proferidas pelo grafologista e historiador José Carlos Heinemann, de Novo Hamburgo, pela coordenadora do Movimento Pomerano de Camaquã, Nilza Tessmann Castro, pela professora de História Rosangela Seling Vorpagel e pelo professor e escritor Asildo Thielke, ambos de Roque Gonzales.

Atenta, a plateia pode conhecer um pouco das origens das famílias pomeranas, suas profissões, como e porque ocorreram as migrações, a escolha pelo Brasil e também como se deslocaram até a região e, principalmente para Roque Gonzales, onde as principais comunidades que abrigam essas famílias são a Vila Dona Otília e a Esquina Emanuel.

Também houve a apresentação de roupas típicas pomeranas, incluindo dois trajes para noivas, sendo um preto, para as noivas pobres e, um vermelho, para as de famílias mais abastadas, segundo explicou José Carlos Heinemann.

ROTA POMERANA

O domingo (20) foi reservado para a principal atração religiosa do evento, um culto ministrado em língua pomerana na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e celebrado pelos pastores Benito Kohlflantz (IECLB), de São Luiz Gonzaga, e Odilo Sontag, da Igreja Luterana do Brasil (IELB), de Santo Ângelo, tendo como anfitrião o pastor Roberto Schulz.

Antes do almoço, houve a inauguração do "Bosque Pomerano", local que servirá como um marco inicial para uma futura Rota Pomerana, cujo projeto começa a se desenhar, conforme enfatizado pelo prefeito de Roque Gonzales João Scheeren Haas, que participou desse ato. O bosque inaugurado conta com boa área verde, com água corrente e um banco para os passantes descansarem. No futuro acontecerá melhorias no local, conforme compromisso do prefeito Haas. Um dos idealizadores do Bosque é o pastor Roberto Schulz, que contou com o apoio da comunidade, conforme contou aos presentes.

Conforme o Pastor, "quando nós aqui da comunidade, juntamente com lideranças da Paróquia nos articulamos para fazer a festa e a consagração e o nome de Bosque Pomerano, também planejamos chamar o local de Rota Pomerana. Então divulgamos a proposta adiante para os prefeitos, vereadores, lideranças de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e outras entidades", destaca.

Estiveram presentes na festa, a prefeita de São Paulo das Missões, Noila Ruwer, e o prefeito de Salvador das Missões, Daniel Gorski, ocasião em que a comunidade compartilhou a proposta da criação da Rota Pomerana também para essas autoridades, que demostraram interesse em se associar ao projeto da futura rota.

Outra atração do evento foi o Museu Pomerano, cujo acervo conta com peças utilizadas pelas famílias, tais como pinturas, utensílios domérticos, vestimentas, publicações e equipamentos, entre outos.

A festa pomerana encerrou com um sarau dançante e, novamente, apresentação de trajes típicos da Pomerânia.

A 2ª Pommerfest teve como presidente da comissão organizadora Rubenval Radiess, que contou com a colaboração de vários membros de outras comunidades.

Fonte: Rádio Missioneira / Assessoria Imprensa Roque Gonzales
pommerfest
pomeranos
pomerânia
vila dona otília
são pedro do butiá
ieclb
ielb
rota pomerana
imigração
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp