


Em janeiro de 2018, João Pedro Gottardo e Cleber Magalhães Tobias começaram a colocar no papel o roteiro de um documentário produzido sob a ótica de pessoas aventureiras que buscam novas experiências ao conhecerem lugares históricos, aliando o ciclismo, o turismo e a história missioneira.
Neste momento nascia o documentário Siga o Caminho: essa terra tem um dono que se chama liberdade, com lançamento previsto para o mês de março. Trata-se de uma produção do Canal Amigo do Ciclista, de Cleber Tobias, e da Netuno Filmes, de João Pedro Gottardo.
GRAVAÇÕES
As primeiras gravações começaram em setembro de 2018, no período da Semana Farroupilha, quando um grupo de 35 ciclistas, ao longo de três dias, percorreu 170 quilômetros de estradas de terra vermelha, passando por São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, Entre-Ijuís e Santo Ângelo. O trajeto iniciou no sítio arqueológico de São Nicolau, a Primeira Querência do Rio Grande, e terminou em frente à Catedral Angelopolitana, na capital missioneira.
Neste percurso, o grupo teve contato com quatro sítios arqueológicos e vivenciou alguns costumes da região, como o café de cambona em São Nicolau e o arroz carreteiro em São Luiz Gonzaga, servido no complexo Jayme Caetano Braun.
Ano passado, na mesma época, foi realizada a segunda edição do Caminho das Missões, quando novamente um grupo de 35 ciclistas refez o itinerário.
Toda esta aventura serviu de cenário para o documentário, onde a bicicleta foi o meio de locomoção e a estrada foi o roteiro se desenvolvendo.
ENTREVISTAS
O filme traz ainda entrevistas com Belchior Roberto, proprietário da empresa Mundo da Bike, de Três Passos, e com Ruy Germano Nedel, médico, político e escritor cerro-larguense.
Belchior, que conversou com a equipe em Iraí, fala sobre o Caminho das Missões do ponto de vista de um atleta e de como ele foi impactado pela história, que inclusive o levou a mudar algumas perspectivas. Em 2018 ele participou do projeto pedalando e, ano passado, na equipe de apoio, levando água, comida e ferramentas para os ciclistas.
A entrevista com Nedel foi feita na tarde de sexta-feira, dia 24, e marcou o fim das gravações do documentário que agora entra na fase de montagem e finalização.
"Com Ruy Nedel, abordamos sobre as Missões, principalmente os malefícios da guerra e a importância do equilíbrio para a paz prosperar", destaca Gottardo.
TRILHA SONORA
A trilha sonora original conta com a canção Identidade Missioneira, composta por Tomé München (letra e música) e que foi gravada por Emerson Gottardo & Grupo.
PEDALAR: EU PRECISO!
O documentário é uma das ações do projeto "Pedalar: Eu Preciso!", que objetiva divulgar as belezas naturais e atrativos turísticos da região missioneira.
O filme conta com o apoio da Secretaria de Turismo de São Miguel das Missões, Secretaria de Turismo e Cultura de São Luiz Gonzaga, Prefeitura de São Nicolau, Pousada dos Jesuítas (São Nicolau), Cometa Plaza Hotel (São Luiz Gonzaga), Bike Garden Mechanics and Shop (Ijuí) e do Espetáculo Som & Luz (São Miguel das Missões).
LANÇAMENTO EM MARÇO
Os produtores estão buscando patrocinadores/apoiadores para a divulgação do documentário e das exposições. Ainda não há data marcada para o lançamento oficial, mas em março deve ocorrer um evento de apresentação em São Luiz Gonzaga.
A ideia é promovermos exposições itinerantes pelas cidades missioneiras", finaliza Cleber Tobias.
SINOPSE
23min. Documentário. Brasil. 2020.
Um jornada de imersão cultural e autoconhecimento através da bicicleta. Assim se desenvolve o documentário Siga o Caminho, que relata expedições de ciclistas durante um trajeto de 170km pelo lado brasileiro da Rota Jesuítica Internacional.
A intenção é rever momentos históricos e fazer reflexões, enquanto o passado é retratado em monumentos, paisagens, construções e museus. O contato com nativos, artistas, historiadores e pesquisadores faz com que o enredo tenha diversos pontos de vista sobre uma das mais dramáticas passagens da história latino-americana.
A cada parada, novos aprendizados e sentimentos são registrados. A dor, o cansaço e a vontade de chegar são apenas alguns elementos que deixam esta aventura repleta de emoções que surgem a cada quilômetro rodado.
A bicicleta não só encurta as distâncias de um ponto a outro, mas também, é a responsável direta para que os personagens escrevam a sua própria história em solo missioneiro.
FICHA TÉCNICA
Roteiro e Direção: Cleber Tobias e João Pedro Gottardo;
Jornalismo: Daniel Campos;
Música Original: Emerson Gottardo & Grupo;
Som e Montagem: João Pedro Gottardo;
Produção: Cleber Tobias;
Realização: Amigo do Ciclista e Netuno Filmes.