


A produção de maçã pode ser muito promissora na região Noroeste, principalmente pela disponibilidade de novas variedades pouco exigentes em relação ao frio.
O produtor de frutas Verno Rockenbach, 76 anos, residente na Linha Butiá Norte, interior de Campina das Missões, se dedica à produção de frutas há muito tempo e há quatro anos solicitou o apoio do escritório municipal da Emater/RS-Ascar para providenciar mudas de qualidade para diversificar ainda mais o pomar em sua propriedade.
Rockenbach já produz bergamotas e laranjas, assim como implantou caquizeiros e nogueiras. Neste ano, celebra a primeira produção da maçã da variedade Eva e Julieta, adaptadas para o nosso clima.
Segundo o extensionista da Emater de Campina das Missões, engenheiro agrônomo Antônio Jung, a produção está no início e deve se estender até final de dezembro. A expectativa é de que a produtividade amplie gradativamente nos próximos anos.
A produção é realizada sem o uso de agroquímicos e o pomar está protegido com barreiras naturais, assim como não há lavouras comerciais de culturas anuais próximas ao local.
A Emater busca estimular a fruticultura como forma de contribuir com a segurança e soberania alimentar das famílias assistidas e, em muitos casos, como oportunidade de geração de renda e promoção da sucessão familiar.