


A incerteza em relação à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está afetando o planejamento das principais Oktobesfest do país.
IGREJINHA (RS)
Devido ao coronavírus, a Oktoberfest de Igrejinha não será realizada neste ano.
A 33ª edição da festa, no Vale do Paranhana, foi adiada para os dias entre 15 e 24 de outubro de 2021.
Em nota, o presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), Tiago Itamar Petry, argumentou que não há como prever a situação da pandemia da covid-19 nos próximos meses.
"É preciso levar em conta que qualquer formato de evento geraria aglomerações, e sempre reforçamos que a saúde e a segurança dos nossos visitantes estão em primeiro lugar", explicou.
Petry também citou outras dificuldades, como prazos menores para contração de serviços e de atrações — algumas, inclusive, já estavam acertadas desde fevereiro. A organização descartou a possibilidade de uma Oktoberfest com proporção menor.
O impacto financeiro significativo, tanto em público quanto em patrocinadores, e a precaução com a mão de obra, visto que conta com cerca de três mil colaboradores de forma voluntária, também foram fatores decisivos para o adiamento do evento.
SANTA CRUZ DO SUL (RS)
A 36ª edição da Festa da Alegria, em Santa Cruz do Sul, está marcada para ocorrer entre 7 e 18 de outubro e sua realização ainda é incerta.
"Pode ser que amanhã ou mês que vem mude, mas hoje eu não vejo a possibilidade de se ter uma Oktoberfest. Vai ser uma pena, uma tristeza enorme para a nossa comunidade não termos a Festa da Alegria. E para mim, como presidente, mais ainda de não poder realizar a maior festa germânica do Estado por causa da Covid-19", ressaltou Márcio Martins, em entrevista à Rádio Gazeta.
A Comissão Organizadora pretende anunciar até o próximo dia 15 de julho se festa em Santa Cruz do Sul ocorre ou não em 2020.
BLUMENAU (SC)
A maior Oktoberfest do país também está com sua programação modificada.
A Oktoberfest de Blumenau, no Vale do Itajaí (SC), foi adiada para novembro pela primeira vez na sua história.
A 37ª edição da festa estava marcada para ocorrer de 7 a 25 de outubro. Entretanto, diante da pandemia do novo coronavírus, a organização decidiu adiar para 11 a 29 de novembro, na Vila Germânica.
No entanto, a data poderá ter alterações. "A festa só vai acontecer se tiver segurança dos visitantes, dos trabalhadores, e dos cidadãos de Blumenau. Se precisar remodelar a festa, nós vamos fazer. Queremos cuidar da vida da população", disse o prefeito Mário Hildebrandt.
A data da festa será avaliada novamente em agosto, quando os organizadores devem fazer uma nova análise do cenário da cidade em relação ao novo coronavírus.
Enquanto isso, a Prefeitura informou que todos os processos licitatórios para a realização da festa continuam normalmente. No ano passado, a festa teve 576.560 visitantes e foram consumidos 526.281 litros de chope.
CERRO LARGO (RS)
A 24ª Oktoberfest Missões, inicialmente prevista para acontecer em outubro de 2020, em Cerro Largo, igualmente vive um momento de incertezas.
O evento já cancelou o Baile de Escolha das Soberanas, que deveria ter sido realizado em 4 de abril.
Henrique Lunkes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Cerro Largo (ACI), promotora do evento, acredita que até a próxima semana a entidade decida e divulgue sua posição em relação à festa cerro-larguense.
Lunkes não descarta um eventual "Plano B", como a realização da festa típica fora de época ou até mesmo num formato reduzido, de sexta-feira a domingo ou até mesmo apenas num sábado/domingo.
"Neste caso, demandaria menos tempo para organizar", enfatiza o presidente da ACI.