


Roque Lunkes, em visita à 4ª Expoleite Missões, que aconteceu de 30 de julho a 2 de agosto de 2015, em Salvador das Missões, conheceu um lascador de lenha mecânico, produzido por uma metalúrgica de Cândido Godói.
Como o equipamento facilitaria muito o trabalho no Abatedouro e Açougue Lunkes, localizado na Linha Marreca, junto ao trevo do Fritz e da Frida na BR 392, resolveu investir em sua aquisição.
COMO FUNCIONA - A máquina está acoplada ao comando do trator e possui um pistão que pressiona a tora de lenha contra a lâmina que, por sua vez, lasca em quatro pedaços, sendo possível lascar toras de até 60cm.
"Existe a possibilidade de lascar a lenha em seis pedaços, mas para o nosso uso a lenha ficaria muito pequena. Por isso, optamos por uma lâmina que parte a tora em quatro partes", conta Lunkes.
UTILIZAÇÃO - O equipamento é operado pelo filho, Marcos Ambrósio, e serve para alimentar a caldeira que abastece com água e vapor a agroindústria que, por sua vez, utiliza na fabricação de banha e nos serviços de limpeza.
"Como consumimos aproximadamente um metro cúbico de lenha por semana, o lascador acaba agilizando bastante o trabalho por aqui", finaliza Marcos, responsável por manter a lenha preparada para uso na caldeira.
Para ver um pequeno vídeo com uma demonstração do lenhador, CLIQUE AQUI.