Cerro Largo, 18 de maio de 2024. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 11/03/2024 12:43:39 • Agronegócio

Modelo prevê ocorrência da cigarrinha no milho

Ferramenta foi lançada pela UFFS e RTC durante a Expodireto
Foto: Assessoria de Comunicação CCGL

O modelo surge como resposta à crescente problemática da cigarrinha, que foi inicialmente identificada no Rio Grande do Sul em 2020

O primeiro modelo de previsão de ocorrência da cigarrinha no milho foi oficialmente lançado na tarde de segunda-feira, 4 de março, durante o 15º Fórum Estadual do Milho, realizado na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Desenvolvido pela união de esforços entre a Rede Técnica Cooperativa (RTC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), essa ferramenta visa auxiliar os agricultores na tomada de decisão, permitindo antecipar a probabilidade e intensidade da praga que mais prejudica a cultura do milho.

O modelo surge como resposta à crescente problemática da cigarrinha, que foi inicialmente identificada no Rio Grande do Sul em 2020. Segundo o Dr. Glauber Stürmer, pesquisador da RTC, o modelo de previsibilidade foi concebido para complementar o monitoramento tradicional, possibilitando antecipar a ocorrência da praga com base nas condições climáticas.

O professor Dr. Sidinei Radons, da UFFS-Cerro Largo, enfatizou a importância do modelo, destacando que os produtores poderão contar com a ferramenta para maior assertividade na tomada de decisões, já que as informações a partir de dados climáticos apontam a probabilidade de maior ou menor risco da ocorrência da praga. Ele ainda ressaltou que as cooperativas poderão acompanhar e orientar de forma mais eficaz os produtores.

Claudete Luciane Teixeira, mestranda em ambientes e tecnologias sustentáveis e assistente técnica de pesquisa da RTC, explicou que o modelo foi desenvolvido a partir de sua dissertação de mestrado, buscando oferecer mais tecnologia e informação ao produtor.

Os associados das cooperativas que integram a RTC terão acesso à ferramenta através da plataforma Smartcoop. Esse avanço representa um marco significativo na proteção dos cultivos de milho no Brasil, oferecendo aos agricultores uma vantagem estratégica na gestão de suas lavouras.

Fonte: Assessoria de Comunicação CCGL
UFFS
UFFS-Cerro Largo
modelo
previsão
cigarrinha
milho
Expodireto
Fórum Estadual do Milho
RTC
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp