


Volumes muito altos de chuva a localmente excessivos a extremos são esperados no Rio Grande do Sul entre esta quinta e a sexta-feira pela atuação de uma frente quente e depois o avanço de uma frente fria pelo estado
O período mais crítico da instabilidade tem início nesta quinta-feira (08/05) com acumulados de chuva muito altos e mesmo excessivos a extremos em parte do Rio Grande do Sul com a intensificação da instabilidade sobre o estado.
Nesta quinta, uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento forte entre 1000 e 2000 metros de altitude que se origina na Bolívia, vai atuar no estado com ingresso de ar quente.
Isso vai determinar a formação e atuação de uma frente quente. Como consequência, a frente quente traz chuva para várias regiões no começo desta quinta, notadamente em pontos do Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado.
Como ocorre com estas frentes, elas tendem a recuar para o Sul, uma vez que deslocadas pelo ar tropical que avança de Norte. Com efeito, a instabilidade tende a se concentrar no decorrer desta quinta no Oeste e no Sul gaúcho com altos volumes de chuva, em particular no Oeste, onde em algumas localidades pode chover excessivamente.
Vem ainda mais água na sexta-feira (09/05), quando a frente avança de Sul para Norte no Rio Grande do Sul desta vez como um sistema frontal frio.
Ao se deslocar pelo território gaúcho, a frente ganha muita força ao encontrar o ar quente da corrente de jato em sua dianteira. Chove forte a intensamente em muitas cidades.
Vários pontos, em especial do Oeste, Centro e o Sul gaúcho, podem ter 50 mm a 150 mm em poucas horas com risco de marcas até superiores em menos de seis horas, trazendo alagamentos e inundações repentinas.
Trata-se de um cenário de precipitação que apresenta diversos riscos como inundações, pontos de alagamentos e rápida elevação de cursos pequenos d'água como arroios e córregos. Rios como Quaraí, Santa Maria, Ibirapuitã, Vacacaí, Vacacaí Mirim e Ibicuí, precisarão ser atentamente monitorados porque subirão e há risco de cheias.