


O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, deputado estadual Ernani Polo, foi palestrante na noite de ontem (25/5), no auditório da URI-Cerro Largo.
Durante a apresentação, Polo comentou sobre os desafios e oportunidades para o desenvolvimento do estado. Segundo ele, o Rio Grande do Sul ainda enfrenta uma situação fiscal que é adversa e necessita de mais políticas públicas para redução de tributos.
Polo detalhou os números do resultado orçamentário do estado referentes ao ano de 2022 e afirmou que a situação fiscal do estado ainda é muito preocupante.
"A situação da dívida e do déficit previdenciário do Rio Grande do Sul se mantém crítica. É a pior dentre os estados do Sul e Sudeste. É fundamental o equilíbrio fiscal e financeiro do estado para melhor capacidade de se investir em infraestrutura e melhorar a competitividade”, disse o Secretário.
Ernani Polo também explanou sobre a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e sobre possibilidades de programas e projetos disponíveis para o setor industrial e outros segmentos da economia gaúcha, que visam à abertura de mercados e novos investimentos. "Esse é o caminho para o estado construir um futuro melhor: promover o desenvolvimento, gerar empregos e movimentar a economia", argumentou.
A palestra foi uma iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, ACI Cerro Largo e URI Cerro Largo.
O diretor da URI-Cerro Largo, Renzo Thomas foi o anfitrião da noite. Prestigiaram o evento o prefeito Paulo Kipper, presidente da ACI Adriel Schardong, secretário da Indústria, Comércio e Turismo Vanderlei de Castro, prefeito de Roque Gonzales Fernando Machry, vice-prefeito de Roque Gonzales José Alfredo Kupske, além de autoridades, lideranças e comunidade acadêmica.