Cerro Largo, 02 de agosto de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 30/07/2019 11:04:38 • Agronegócio

Agro Thomas industrializa embutidos e defumados

Agroindústria está localizada na Linha Tremônia
Crédito: Luís Henrique Franqui

Quando se fala em feira do produtor em Cerro Largo, um nome que não pode ser esquecido é da família Thomas.

Afinal, Zeno Thomas é um dos fundadores da feira, que iniciou atividades em 21 de abril de 1982.

A família Thomas segue participando da feira do produtor, agora com o filho Altair. E a terceira geração já está colocando a mão na massa.

INVESTIMENTO

Devido à exigências da vigilância sanitária, a família Thomas deixou de vender seus produtos na feira, a maioria de origem animal, por cerca de três anos.

Nesse período, projetou e executou um investimento na propriedade, com a construção de uma agroindústria que atende todas as normas técnicas, inclusive estando apta a se credenciar para venda em todo o Rio Grande do Sul, por meio do Susaf.

No momento, porém, a Agro Thomas está licenciada no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que possibilita a venda em todo o território municipal.

"Estamos dando um passo de cada vez. Com o desenvolvimento de novos produtos, estaremos aptos a buscar o licenciamento no Susaf e, assim, trabalhar a nossa inserção no mercado regional e estadual", contou Altair Thomas.

ESTRUTURA

A Agro Thomas entrou em operação em meados 2018, com um prédio de 154 metros quadrados e equipamentos que permitem produção em escala. A agroindústria conta com dois defumadores, cada um com capacidade para 500 quilos, câmara fria e embaladora à vácuo, entre outros equipamentos.

E a mão-de-obra é toda familiar, com auxiliares temporários quando a produção exige um reforço na equipe.

PRODUTOS

A agroindústria produz quatro tipos de linguiça colonial: linguiça suína defumada, salsichão, salame italiano com pimenta e salame italiano sem pimenta. Produz ainda copa, charque e defumados (costelinha, pé, orelha), muito utilizados para o preparo de feijoada.

CALABRESA

A família Thomas deverá ter uma novidade em breve, pois está sendo desenvolvida a linguiça calabresa. Passada a fase de desenvolvimento e testes, a lingua calabresa Thomas poderá ser adquirida em todos os pontos de venda.

Além de comercializar na feira, às sextas-feiras, a Agro Thomas também fornece sua linha de produtos em supermercados da cidade, como Jaeschke, Strieder e Minikel e também no Quiosque do Trevo da Fritz e da Frida, às margens da BR-392.

Fonte: Luís Henrique Franqui
agro thomas
agroindústria
zeno thomas
altair thomas
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp