


Diversas ações marcaram, no último fim de semana, o encerramento da campanha Ciranda do Agasalho, promovida pela gestão de prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), juntamente com as Prendas regionais e das entidades.
Em Espumoso (14ª RT), foram arrecadados 1.400 itens, como agasalhos, cobertores e calçados. As doações foram levadas para o CTG Sinuelo das Coxilhas.
No CTG Estirpe Gaúcha, em Guaporé (11ª RT), a campanha encerrou com a arrecadação de mais de 1.000 itens, entre roupas, jogos de lençóis e calçados.
Já no CTG Invernada do Chapadão, em Jaguari (10ª RT), quem fazia a doação de agasalhos, recebia em troca uma máscara para proteger do coronavírus.
PAPEL SOCIAL DA PRENDA
A 1ª Prenda do estado, Gabriela Sarturi Rigão, diz que o objetivo da campanha foi "mobilizar prendas das RTs, que estariam participando da 50ª Ciranda Cultural de Prendas em Santa Maria no final semana, em um projeto que fortalece o papel social da prenda, atentando para o inverno que se achega colocando em risco gaúchos e gaúchas. As prendas regionais, por sua vez, uniram-se com as prendas das entidades tradicionalistas, e a união pelo propósito fez a Ciranda do Agasalho chegar aos quatro cantos do Rio Grande".
Segundo Gabriela, levantamento parcial indica que a arrecadação foi superior a 100 mil itens, demonstrando a força de engajamento social das Prendas no Rio Grande do Sul.