


Depois de uma sequência de dias marcados pela presença diária do sol, do friozinho pela manhã e de um calorzinho à tarde, o Rio Grande do Sul encara uma nova virada no tempo.
Isso porque, nesta segunda-feira (15/09), a chuva volta a se espalhar por todo o Estado. Uma breve trégua deve ser observada no meio da semana, mas com prazo de validade.
Outro destaque fica para os termômetros. O período começa mais ameno. Um aumento expressivo da temperatura pode ser observado, chegando a ultrapassar os 30ºC em algumas áreas.
De acordo com o meteorologista Henrique Repinaldo, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a semana começa com o retorno de uma massa de ar de um pouco mais quente e úmida, impulsionada por uma área de baixa pressão na atmosfera, a qual irá favorecer a formação de nuvens de chuva sobre todo o Rio Grande do Sul. "A gente vai ter um domínio de áreas de baixa pressão, temperaturas em elevação e mais umidade. Isso é favorável para que a gente tenha pancadas de chuva já nesse início da semana. A princípio, nada muito volumoso nesse primeiro momento, mas algumas pancadas de chuva podem vir acompanhadas de trovoadas, pegando especialmente o oeste e a metade norte do Estado, o que inclui a Região Metropolitana", afirma.
O boletim meteorológico semanal do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) pontua que a tendência é que, de forma geral, o volume total esperado oscilará entre cinco e 30 milímetros na maioria das regiões. Em alguns municípios da Campanha, da Fronteira Oeste, da Região Central e Metropolitana, o acumulado previsto pode alcançar os 50 milímetros.
O que os modelos meteorológicos indicam até o momento é que, na terça-feira (16/09), a precipitação deve perder força e a nebulosidade passa a predominar, com sol aparecendo entre nuvens. Conforme Repinaldo, esse mesmo cenário é esperado para a quarta-feira (17/09).
Em Cerro Largo a temperatura vai oscilar entre 17°C e 26°C.