


De 21 a 30 de abril, a Fenamilho Internacional deve receber mais de 200 mil visitantes no Parque Municipal de Exposições Siegfried Rietter, em Santo Ângelo. A Emater/RS-Ascar está diretamente envolvida, com uma programação diversificada em seu espaço institucional e realização de atrações do Campo Tech, envolvendo palestras, hackaton, festival e seminários. A visitação à feira estará aberta das 10h às 22h.
Casa da Emater
Junto à Casa da Emater, os visitantes poderão visualizar e receberão orientações sobre diversos temas trabalhados pela Instituição junto ao seu público assistido, entre eles manejo e conservação de solos, meliponicultura, cultivo de hortaliças em substrato e hidroponia, boas práticas de aplicação de defensivos agrícolas, secagem e armazenagem de grãos, irrigação, jardinagem e paisagismo, energia solar fotovoltaica, agroindústria familiar, artesanato rural em palha de milho e artesanato e segurança e soberania alimentar.
Na sexta-feira (28/04), às 14h, será realizada a distribuição de mudas de BRS Kurumi a produtores de leite atingidos pela estiagem no início deste ano e que buscam mais uma alternativa de forragem a ser ofertada na alimentação dos animais, no espaço da Emater, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (Iffar), campus Santo Ângelo.
Diariamente, às 15h, com exceção do sábado (30/04), quando a degustação ocorre às 11h30, serão realizados momentos de degustação e divulgação de formas diversas de aproveitamento saudável do milho na alimentação humana. A cargo dos Clubes de Mães do município, haverá degustação e divulgação da receita de polenta no panaro (21/04); pão de milho (22/04); bolacha de milho (23/04); bolo cocada de milho (24/04); bolo de milho na palha (26/04); rissoles de milho dois queijos (27/04); palitos de milho com especiarias (28/04); cuca de milho (29/04); e dalameia com suguli (30/04). Na terça-feira (25/04) não haverá degustação em função do Festival Regional de Pratos de Milho.
Festival de Pratos de Milho
O Festival Regional de Pratos Típicos do Milho acontece na terça-feira (25/04), às 14h, no auditório Iglenho Burtet, com o envolvimento de 40 municípios, que apresentarão pratos escolhidos nas seletivas municipais. A proposta é dar visibilidade à versatilidade e à identidade cultural do milho na gastronomia local. Na oportunidade, será distribuído o livro "Delícias do Milho", que congrega as 80 receitas que fazem parte do Festival.
Curso de Paisagismo
Trezentas e vinte pessoas, de 30 municípios, se inscreveram no curso "Um Jardim para Sempre", a ser ministrado pelo renomado paisagista Raul Cânovas. A capacitação será realizada na quarta-feira (26/04), das 8h às 18h30, no auditório Iglenho Burtet.
Serão abordadas as temáticas da biodiversidade da flora gaúcha, com clima subtropical úmido, propício para o uso de inúmeras espécies ornamentais; árvores nativas e exóticas pouco aproveitadas na região de Santo Ângelo; frutíferas nativas do Rio Grande do Sul que devemos conhecer; palmeiras que suportam o frio do inverno; arbustos pouco conhecidos; melhores trepadeiras para pérgulas, cercas e muros, na mesorregião do Noroeste Rio-Grandense; forrações ideais para o ano todo; e fertilizantes e defensivos que preservam a harmonia do jardim.
Oportunidades do Carbono na Agricultura
Em uma parceria entre Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento e Emater, a palestra "Oportunidades do Carbono na Agricultura" será realizada na quarta-feira (26/04), inserida nas atrações do Campo Tech, das 19h às 20h30. A palestra será com o professor doutor em Ciências dos Solos e Nutrição de Plantas, engenheiro agrônomo Maurício Roberto Cherubin, listado como um dos pesquisadores mais influentes da ciência mundial.
Reunião Técnica sobre Solos e Irrigação
Os temas solos e irrigação recebem destaque na reunião técnica do Pró-Milho RS a ser realizada na sexta-feira (28/04), às 9h, no auditório Iglenho Burtet. Na oportunidade, haverá a palestra "Construção de Perfil do Solo", com o pesquisador da Embrapa José Eloir Denardin, e apresentação do case de sucesso da família Fengler, de Entre Ijuís, com participação do produtor Guilherme Fengler e do extensionista Nélio Nevinski.
1º Desafio Campo Tech
Durante a Fenamilho será realizado o 1º Desafio Campo Tech, em busca de soluções para desafios relacionados à agricultura familiar, armazenagem, sustentabilidade no campo, máquinas e implementos, conectividade e pecuária de corte e leite. O hackathon inicia-se na sexta-feira (28/04), em modo virtual, organizado pela Comissão de Agropecuária da Fenamilho e Exohub Mind 7, com patrocínio do Sicredi, contando com apoio técnico de diferentes instituições, entre elas a Emater. No domingo (30/04) ocorre a fase final do desafio, das 14h às 18h, no auditório Iglenho Burtet.
1º Encontro de Agroecologia do Noroeste e das Missões