


O avanço de uma nova massa de ar frio sobre o Rio Grande do Sul trará queda nas temperaturas a partir da madrugada deste domingo (19/10).
Conforme a Defesa Civil estadual, o amanhecer será gelado em todas as regiões, com mínimas entre 4°C e 14°C e condição para formação de geada isolada, especialmente na Campanha. Durante a tarde, as máximas ficam entre 9°C e 22°C.
O frio já pode ser sentido na noite de sábado, que teve mínimas de até 6°C. Mas os termômetros caem mesmo neste domingo. A massa de ar frio chegará acompanhada de vento, que vai soprar entre 40 km/h e 70 km/h na maioria das cidades do estado com rajadas localmente superiores.
A previsão ainda indica tempo firme, sem chance de chuva para grande parte dos municípios gaúchos.
Já na segunda-feira (20), as temperaturas mínimas variam entre 6°C e 15°C na maior parte do Estado, enquanto na Serra e nos Campos de Cima da Serra ficam ainda mais baixas, com mínima entre 2°C e 6°C. À tarde as temperaturas sobem um pouco, variando de 12°C a 24°C.
Conforme a MetSul Meteorologia, uma características das massas de ar frio tardias de primavera na comparação com as de inverno é a menor duração e intensidade. Por isso, os episódios de frio tendem a ser mais curtos e menos fortes que no auge do inverno entre junho e julho com as baixas temperaturas limitadas ao período da noite com marcas amenas ou agradáveis durante o dia.
Em Cerro Largo a temperatura mínima será de 10°C e a máxima de 19°C.