


A cultura e o turismo de Cerro Largo estão em evidência, com várias ações que estão sendo realizadas nas últimas semanas, como a criação do Conselho Municipal de Turismo e do Caminho das Etnias.
Dentro deste contexto, está também a valorização cultural da cidade, com grande projeção a partir da pesquisa que confirmou a origem da múmia que é propriedade do Centro Cultural 25 de Julho e teve sua origem confirmada a partir de pesquisa realizada pela PUCRS.
A exposição de Iret Neferet foi aberta oficialmente na noite de terça-feira (11), na Biblioteca da PUCRS, em Porto Alegre, com expressiva participação de lideranças culturais de Cerro Largo, como a diretoria do Centro Cultural 25 de Julho, o presidente do Conselho Municipal de Turismo Gustavo Kaufmann e o prefeito municipal Valter Spies.
Pelo Centro Cultural 25 de Julho falaram o presidente, José Claudino Hister e o professor Guido Casildo Henz, que evidenciaram a importância histórica e cultural daquele momento. Hister contou um pouco da história de criação do Museu, destacando a riqueza do acervo lá existente. O mesmo foi referenciado pelo pesquisador Édison Hüttner, que observou "é com certeza, o maior e melhor acervo entre os museus de boa parte do interior do Rio Grande do Sul".
Iret Neferet é a primeira múmia do Brasil a ter idade confirmada cientificamente por exame de radiocarbono. "Iret Neferet, a múmia egípcia de Cerro Largo, se eleva como tributo às múmias perdidas do Museu Nacional e da história, como símbolo perene do povo egípcio, que tem nas múmias suas raízes mais profundas" afirmou o coordenador da pesquisa, professor Édison Hüttner.
O prefeito Valter Spies, em sua manifestação, fez um relato de todas várias ações que a administração municipal tem realizado na áreas de cultura e turismo. "Nossa região, além de pertencer à Rota Missões, tem uma rica história iniciada pelos imigrantes europeus de diferentes etnias, motivo pelo qual estamos trabalhando na criação do Caminho das Etnias, que certamente vai alavancar este setor em nosso município e região". E ainda, convidou todos a participar da "melhor Oktoberfest do estado", em outubro deste ano, em Cerro Largo.
Exposição aberta
A cabeça de Iret Neferet estará em exposição gratuita e aberta ao público até o dia 28 de julho na Biblioteca Central Irmão José Otão, no Campus Central da PUCRS.
Depois, volta para o Museu 25 de Julho, em Cerro Largo, onde também será organizada uma exposição.