


Em assembleia geral realizada na última quinta-feira (1º/7), os membros efetivos da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) elegeram José Alberto Wenzel, para ocupar a Cadeira 8 do sodalício.
Nascido em Cerro Largo, José Alberto Wenzel é geólogo, com mestrado em Desenvolvimento Regional Tecnoambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), sendo servidor concursado da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)
CARREIRA PROFISSINAL E POLÍTICA
Wenzel foi Secretário Municipal de Saúde, em Santa Cruz do Sul, de 1997 a 1999; Vereador nas legislaturas 1993/1996 e 1999/2000. Exerceu vários outros cargos na administração pública, como Secretário Estadual do Meio Ambiente, no período entre 2003 e 2004. Foi prefeito de Santa Cruz do Sul, de 2005 a 2008, quando assumiu como chefe da Casa Civil e, posteriormente, em 2009, como Secretário de Relações Institucionais do Governo.
Atualmente é o primeiro suplente da senadora Ana Amélia Lemos no Senado Federal.
CARREIRA LITERÁRIA
Além diversos artigos publicados em periódicos, revistas, eventos e congressos, Wenzel é autor dos livros "FEPAM: raízes, trincheira e farol", "Pampa verde", "Ecologia real ou utopia ambiental" e "Lago Dourado e Piscinões", sobre temas ambientais, e ainda "Migalha inteira", "Cheguei, posso partir", "Asas Douradas", "A alma morre antes" e "A menina que decorava túmulos", na área da literatura.
A data da posse de José Alberto Wenzel na ARL será anunciada em breve.