Cerro Largo, 20 de agosto de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 20/08/2025 18:02:20 • Música

Caibaté retoma a Jornada Nativista Estadual

Após 35 anos, a sétima edição do festival será realizada em 2026
Legislativo sediou primeira reunião da comissão organizadora (Foto: Divulgação)

Em dia 10 de agosto de 1990, no CTG Sentinelas do Caaró, em Caibaté, foi lançada oficialmente a 6ª Jornada Nativista Estadual, sob a presidência de Diamantino Marques dos Santos, que também havia presidido a 5ª edição do festival.

Na ocasião, compuseram a mesa oficial autoridades como Bruno Brum Ribas, secretário da 6ª JNEC; o prefeito municipal Albano Schneider; a vereadora Eni Castanho Silveira, representando a Câmara de Vereadores; além de Diamantino Marques dos Santos, presidente da Cermissões. O evento ficou registrado como um dos momentos mais expressivos da cultura Nativista Missioneira.

Trinta e cinco anos depois, em 19 de agosto de 2025, a Câmara de Vereadores de Caibaté sediou a primeira reunião da comissão organizadora da 7ª Jornada Nativista Estadual, que será presidida pelo prefeito Daniel Seffrin Herther.

A comissão conta com representantes de diversos segmentos culturais e comunitários. Pela Cermissões, integram o grupo Vanes Della Flora e Alcemir Lopes, reafirmando a histórica ligação da cooperativa com o festival. Também fazem parte: Charlei Willers, João Vitor Corrêa, Tomé München, Rogério Souza, Daniela Grigoletto Angnes, Luciana Griebeler, Germano Schneider, Izabel Ribas, Daniel Borges, Milton Berving e Vivian Copetti, além da colaboração do vice-prefeito José Arlindo Raber e Carlos Rogério Ames.

A 7ª edição acontecerá nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2026, no pavilhão da Praça de Caibaté, e deverá ter como tema "Os 400 anos da chegada dos Jesuítas", resgatando a história e fortalecendo a identidade cultural da região.

Para auxiliar na organização, foi contratada a empresa de Joni André Severo Ruknitz e Sandra Cadore Clara, profissionais especializados em festivais nativistas, com experiência em eventos de prestígio, como o Ponche Verde da Canção Gaúcha, em Dom Pedrito.

Em sua manifestação, o prefeito Daniel Seffrin Herther ressaltou que "escolhemos um grupo de pessoas capacitadas e que podem contribuir, cada um com sua experiência, para que possamos realizar um grande evento. A Jornada Nativista elevou por muitos anos o nome de Caibaté. Hoje, nosso município também é reconhecido como a terra da Cermissões, pelas conquistas nacionais da cooperativa. Quero agradecer especialmente ao presidente Diamantino, que presidiu a 5ª e a 6ª edições, e que novamente nos auxilia com sua experiência e apoio. A Cermissões é fundamental para que possamos realizar este grande festival".

Assim, Caibaté se prepara para reviver, em 2026, um dos maiores festivais nativistas do Estado, que retorna após mais de três décadas para celebrar a música, a tradição e a cultura missioneira.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cermissões
Jornada Nativista Estadual
Jornada Nativista
Daniel Seffrin Herther
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp