

Celebração da mobilização de mulheres através da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) junto a grupos organizados há mais de seis décadas na região de Santa Rosa, o Encontro Intermunicipal de Mulheres reuniu mais de mil pessoas ne sexta-feira (14/11), em Salvador das Missões. O evento, que é itinerante, foi promovido neste ano pela Emater/RS-Ascar e Município de Salvador das Missões, com apoio da 11ª Exposalm.
Tradicionalmente participam do encontro os municípios de Senador Salgado Filho, Cerro Largo, Giruá, Guarani das Missões, Rolador, Salvador das Missões, Santo Ângelo, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro e Ubiretama.
Na programação, momentos de integração, valorização da agricultura familiar e da Extensão Rural e Social, palestra com o tema "Raiz, força e futuro: a liderança feminina no campo e na família", com Juliana do Nascimento, e apresentação do grupo missioneiro "As Maragatas". Os vínculos entre as participantes também foram reforçados por meio da distribuição de flores, gentilmente doadas para troca e multiplicação.
O evento foi prestigiado por diversas lideranças, entre elas, o prefeito de Salvador das Missões, Vilson Schons, o vice-prefeito e presidente da 11ª Exposalm, Leomar André Henrich, prefeito de Sete de Setembro, Nelson Palinski, prefeita em exercício de Rolador, Loiara Ramos, presidente da Câmara de Vereadores, Jair Miguel Lenz, gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Janete Cegielka, assistente técnica regional Lisete Primaz e presidente do Conselho de Clube de Mães, Roselaine Finkler.
70 ANOS DA ASCAR
A programação também lembrou os 70 anos de atuação da Extensão Rural no Rio Grande do Sul, presente nos 497 municípios gaúchos, através da atuação da Emater/RS-Ascar em parceria com as prefeituras e com o Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
A trajetória que deixou suas marcas nas dimensões social, econômica e ambiental foi lembrada com a entrada de símbolos trazidos pelos municípios participantes, que enalteceram a importância e a diversidade de potencialidades no meio rural da região. Foram simbolizadas as agroindústrias, Jogos Rurais Sol a Sol, juventude rural, saneamento básico, segurança e soberania alimentar, artesanato, encontros intermunicipais de mulheres, Fóruns pela Vida e cooperativismo.
Destaque também foi conferido ao trabalho com grupos organizados de mulheres, que está entre os mais relevantes resultados da atuação da Aters na área social. Graças a esses grupos, as comunidades rurais tiveram seus cenários transformados, mulheres se inseriram em processos de inclusão social e produtiva e famílias rurais acessaram uma alimentação mais saudável e diversificada, serviços e informações sobre saúde, saneamento básico, geração de renda, gestão da propriedade, entre outros.