


O professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antônio Inácio Andrioli, acaba de publicar seu terceiro livro em território alemão.
Após o sucesso de "Transgênicos: as sementes do mal – a silenciosa contaminação de solos e alimentos", disponível em português na editora Expressão Popular e "Soja orgânica versus soja transgênica – um estudo sobre tecnologia e agricultura familiar no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul", cuja versão brasileira foi publicada pela Editora UFFS em 2016, o novo livro trata da atual situação brasileira.
Com o título "Brasil entre a esperança e a ilusão - olhares críticos sobre um país na crise ambiental", o livro lançado pela Editora Oekom, de Munique, é uma coletânea de textos escritos por Andrioli durante seus vários períodos de trabalho na Europa.
A publicação em alemão conta com o apoio do Bund Naturschutz in Bayern (Amigos da Terra da Baviera) que, em janeiro desse ano, homeageou o autor com o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental 2020.
O lançamento da versão em português está previsto para o final desse ano pela Editora CRV, de Curitiba (PR).
RESENHA
O Brasil é um país com enormes desigualdades sociais. Ao mesmo tempo, ele dispõe de enormes recursos naturais e as mais diferentes condições climáticas, que constituíram uma imensa diversidade biológica e possibilitam o cultivo da maioria das espécies de plantas do mundo.
Mas, sua estrutura econômica continua fortemente marcada pelas agroexportações baseadas em monoculturas como café, soja e cana de açúcar. Com isso, o país ficou cada vez mais conhecido pelo desmatamento, a concentração de terras, a corrupção, o uso de agrotóxicos e a expulsão de povos indígenas.
Por outro lado, as suas experiências exitosas com a economia solidária, o orçamento participativo, o Fome Zero, a agroecologia e os programas de compras institucionais de alimentos para as escolas são vistos como bons exemplos para outros países. Como explicar essas contradições? Como o país chegou ao seu atual estágio político? Que perspectivas existem para o futuro?
Antônio Inácio Andrioli responde a essas perguntas e oferece argumentos bem fundamentados sobre a política agrária brasileira.
SOBRE O AUTOR
Antônio Inácio Andrioli nasceu em 1974 em Campina das Missões (RS).
Realizou seu doutorado no Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Osnabrück (Alemanha) e atuou como professor na Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria).
Em 2009 foi nomeado membro da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e em 2011 Vice-Reitor da Universidade.
Brasilien zwischen Hoffnung und Illusionen