


Hoje (30) à tarde, em Porto Mauá, deve ser anunciado o projeto de construção de uma ponte internacional entre Porto Mauá e Alba Posse (Argentina).
A informação foi publicada na edição de sábado (28) do jornal Gazeta Regional, de Santa Rosa, e dá conta que "será uma ponte rodoferroviária, ou seja, para automóveis e trens, com três pistas de ida e três pistas de volta e túnel e piso de vidro em cada lateral dela para passeios turísticos".
Trata-se de um projeto audacioso, que estava sendo mantido em sigilo pela EPP/CRS Planejamentos e Construções, com sede em Santa Rosa e um fundo internacional norte-americano, que teria interesse em investir na região.
De acordo com Élbio Aquino, sócio-proprietário da EPP, em declaração dada ao jornal santa-rosense, "vamos colocar a região a par de como está todo este projeto. O governo Federal já aprovou a ponte, o Termo de Referência já está pronto e a concordância do Governo Brasileiro também já existe. Apenas estamos aguardando o Governo Argentino oficializar o aceite da proposta. Acontecendo isso já se abre o edital para então licitar a empresa que vai construir a ponte. A ponte sai, ela está aprovada e não tem mais volta. O projeto Executivo do lado brasileiro está pronto. O lado argentino está pendente a oficialização, mas está tudo em passos largos".
Conforme a reportagem, o investimento será 100% particular, através da I.C.C.A.N.N, dos Estados Unidos.
O texto fala que a expectativa é de que a obra seja iniciada no começo de 2019 e, a partir daí, o contrato com a construtora será de 18 meses para entregar a obra pronta.