Cerro Largo, 16 de julho de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 07/07/2019 10:30:04 • Educação

Antônio Andrioli receberá o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental 2020

Vice-reitor da UFFS foi agraciado com o maior prêmio ambiental da Alemanha
Professor Antônio Inácio Andrioli (Foto: Divulgação / UFFS)

Por aprovação unânime, a Assembleia Geral do BUND Naturschutz in Bayern e.V. (Associação de Proteção Ambiental da Baviera), a maior organização ambiental da Alemanha, escolheu o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, para receber o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental 2020, sendo o primeiro brasileiro a receber essa premiação.

A escolha de Andrioli foi, segundo a Associação, pelos seus serviços prestados à proteção ambiental em nível mundial, por uma agricultura livre de transgênicos, pelo seu engajamento social pelos direitos dos pequenos agricultores, indígenas e sem-terra e por uma pesquisa científica independente, que merecem o nível mais elevado de respeito e devem ser reconhecidos através da mais alta condecoração.

Segundo Andrioli, o prêmio concedido é em favor da luta travada há muito tempo, em especial, na Alemanha, com o livro, que ficou famoso lá, chamado "Transgênicos, as sementes do mal: a silenciosa contaminação dos solos e alimentos".

O livro foi importante instrumento para que os agricultores pudessem entender o que significava o milho transgênico, na época em que ele ainda estava em discussão e, logo em seguida, acabou sendo proibido pelo governo Angela Merkel. "Foi essa a base teórica que eu tive a oportunidade de desenvolver na Alemanha, a partir do meu doutorado, e que depois foi popularizada através do livro, que ficou entre os dez mais vendidos sobre esse tema", explicou.

Além disso, o prêmio também destaca a luta por uma pesquisa científica independente. "Muitas vezes as pesquisas são realizadas, mesmo em institutos públicos, mas com financiamento privado, que condiciona, em boa parte, a pesquisa e a divulgação de seus resultados. Lutamos por uma ciência cidadã, através da qual as pessoas possam participar ativamente da construção do conhecimento e isso se materializa na construção da nossa UFFS, com seus seis campi, cursos com ênfases em agroecologia, energias renováveis, economia solidária, saúde coletiva, soberania alimentar e nutricional, enfim todas as causas que abraçamos com essa Universidade", afirmou.

Para o vice-reitor, é motivo de felicidade ter sido contemplado pela assembleia dos delegados, que junto com a premiação o coloca na condição de membro de honra, como os demais que já receberam essa premiação desde 2008. "É o reconhecimento de um trabalho de mais de 15 anos, sendo que a cada ano, a cada dois anos, no máximo, tenho ido para a Alemanha e trabalhado muito lá, em especial, com os consumidores, mas também com os agricultores, que lá não querem agrotóxicos e não querem transgênicos na sua comida. Então essa é a grande causa que leva esse prêmio, é a causa que defendemos e fico feliz de ser mais um nesse mundo que luta dentro da academia, dentro da Universidade para que o conhecimento científico possa contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas", concluiu.

BUND

O BUND Naturschutz in Bayern e.V. (Associação de Proteção Ambiental da Baviera) é, com cerca de 235.000 associados, a maior associação estadual do BUND – Friends of the Earth Germany e, seguindo a deliberação da sua Assembleia de Delegados, concede anualmente a sua mais alta condecoração, o Prêmio Baviera de Proteção Ambiental, com a condição de Membro de Honra a meritórias personalidades.

A premiação em 2020 acontecerá em Munique, na Alemanha.

QUEM É

Antônio Inácio Andriuoli é pós-doutor em Sociologia pela Universidade Johannes Kepler de Linz/Áustria (2009). Doutor em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Osnabrück/Alemanha (2006). Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2000). Graduado em Filosofia pela UNIJUÍ (1998). E técnico em Agropecuária pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM).

Andrioli foi membro da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Concursado na Área de Sociologia e Ciência Política na UFFS. Foi Diretor Geral do Campus da UFFS em Cerro Largo (RS). Foi presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina da UFFS no Campus Chapecó (SC). Atua como professor de Epistemologia da Ciência no Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável no Campus da UFFS em Laranjeiras do Sul (PR). Atualmente é Vice-Reitor da UFFS em Chapecó (SC).

Fonte: Assessoria de Imprensa UFFS
antonio andrioli
prêmio baviera
proteção ambiental
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp