


Dos 46 novos radares instalados ao longo da BR 285 no Rio Grande do Sul, pelo menos 22 já estão em funcionamento
Eles estão localizados entre São Luiz Gonzaga, na região Noroeste, e Bom Jesus, na Serra, e já estão multando os motoristas que excederem o limite de velocidade.
As instalações fazem parte de um novo contrato assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a empresa responsável pelos aparelhos. Os 41 radares antigos foram retirados em junho de 2024, quando o contrato anterior foi encerrado.
Dos novos aparelhos, 40 operam no modelo de Redutores Eletrônicos de Velocidade (REV), com display que mostra a velocidade atingida, e seis são Controladores Eletrônicos de Velocidade (CEV), que não possuem a tela.
Os redutores são instalados onde é necessário promover uma redução progressiva da velocidade, e os controladores fiscalizam trechos com velocidade regulamentada, sem necessidade de redução gradual.
O Dnit informou que os 22 redutores em operação estão distribuídos em São Luiz Gonzaga, Ijuí, Carazinho, Passo Fundo, Caseiros, Lagoa Vermelha, Capão Bonito do Sul, Vacaria e Bom Jesus.
Outros seis pontos, nas cidades de Entre-Ijuís, Ijuí e Mato Castelhano, já possuem autorização para instalação. Há ainda 12 em fase de elaboração dos estudos técnicos, e serão instalados em Vitórias da Missões, Entre-Ijuís, Bozano, Pejuçara, Muitos Capões, Vacaria e Bom Jesus. A definição dos demais seis aparelhos ainda passa por estudo de viabilidade.
Segundo o Dnit, há prazo de 90 dias para instalação após a aprovação dos estudos.