


Participando pela primeira vez da Expointer Internacional, neste ano em sua 48ª edição, o Criatório Serro Azul obteve excelentes resultados em Esteio (RS).
Com 65 exemplares de aves ornamentais e de produção inscritos na maior exposição agropecuária da América Latina e concorrendo em seis raças, nas categorias fêmeas e machos jovens (de 8 meses a 1 ano), bem como nas categorias dos continentes Americano, Asiático e Inglês, o criatório teve um total de 26 aves premiadas.
Os destaques foram as raças Langshan Negro, New Hampshire e Plymouth Rock Barrado Thompson.
Na New Hampshire, primeira raça a ser julgada, ainda na quarta-feira (27/08), o Galo anilha 004 ficou com o 1° Prêmio, Reservado de Campeão e Reservado de Grande Campeão da Raça. Já a Galinha anilha 120, levou 1° Prêmio e Reservada da Campeã da Raça.
Na Plymouth Rock Barrado Thompson, o Galo anilha 037, ficou com 1° Prêmio. E o Galo anilha 033, ficou com 1° Prêmio, Reservado de Campeão e Reservado de Grande Campeão.
O grande destaque ficou por conta da última raça, julgada na sexta-feira (29/08), a Langshan Negro. O Galo anilha 038, levou o 1° Prêmio, Campeão e Grande Campeão da raça. Já o Galo anilha 028, ficou com o 1° Prêmio, Reservado de Campeão e Reservado de Grande Campeão.
No final da sexta-feira, os grandes campeões das raças competiram dentro de seus continentes para definir o Grande Campeão Continental. O Criatório Serro Azul concorreu com o Langshan Negro na categoria Asiática, e chegou ao prêmio máximo das aves levando o título de Grande Campeão do Continente Asiático da 48° Expointer.
As demais aves foram premiadas com o 2º Prêmio a Menções.
O criatório está localizado na Linha Santa Cruz, em Cerro Largo, e conta com sete raças no momento: New Hampshire, Rhode Island Red, Plymouth Rock Barrado Thompson, Wyandotte Prata, Orpington Negro, Orpington Azul e Langshan Negra.
O empreendimento avícola é tocado por Rafael Arenhardt e sua esposa Tatiele Mumbach, que também é Médica Veterinária é a responsável técnica do criatório.