


Neste domingo (11), no parque de exposições, acontece a comemoração do 38º aniversário de fundação do Grupo Cerro-larguense de Alcoólicos Anônimos, com programação que inicia às 9h30min e conta com palestras e depoimentos, além de almoço festivo ao meio-dia.
Os cartões para o almoço custam R$ 25,00 e podem ser adquiridos até às 11h de domingo, no local. Na ocasião será servido bufê, a cargo do Restaurante Paladar.
ANÔNIMOS
Os Alcoólicos Anônimos são uma entidade de caráter voluntário, de homens e mulheres, que se reúnem para alcançar e manter a sobriedade, por meio da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas.
Estes grupos autônomos surgiram inicialmente em Akron, nos Estados Unidos, e tiveram a sua raiz em 1935 quando Bill Wilson, um corretor da Bolsa de Nova Iorque, e o médico Robert Holbrook Smith, um cirurgião de Ohio, ambos com um grave problema de alcoolismo, decidiram criar uma comunidade de entreajuda para apoiar os que sofrem deste problema e para se manterem eles próprios sóbrios.
Posteriormente os AA difundiram-se por todo o mundo. Sem carácter religioso, embora tenha incorporado muitos princípios de diversas religiões, a entidade recebe pessoas de todas as doutrinas. Sobrevive financeiramente somente por meio dos seus próprios membros, que contribuem espontaneamente, não aceitando financiamento proveniente de fora da própria irmandade.
AMIGOS DE AA
Além dos membros, os AA contam com os “Amigos de AA”, que são pessoas que não sofrem com o alcoolismo, mas que voluntariamente colaboram com a entidade.
Em Cerro Largo, há vários “Amigos de AA”. Felipe Nedel, que é um deles, destaca que “a experiência de vida é quase maior que a colaboração que a gente presta, quando participamos de conversas francas com os participantes, ocasião em que aprendemos muito”.
"Os AA possuem um código de conduta que é seguido à risca, pelo qual as pessoas podem relatar suas experiências de maneira tranquila, sabendo que o anonimato será mantido", salienta Nedel. "A gente é um amigo, que colabora, mas que aprende demais a cada reunião", frisa.
Um dos coordenadores do grupo local de AA, enfatiza que "pretendemos levar nossa mensagem. Fazer as pessoas saberem que existe um grupo de Alcoólicos Anônimos em Cerro Largo, onde a pessoas que tem essa doença, ou algum familiar, possam procurar ajuda. E, com isso, possamos colaborar para uma melhor qualidade de vida dos que sofrem, direta ou indiretamente, com o alcoolismo".
PARCERIAS
Além das reuniões, o Grupo Cerro-larguense de Alcoólicos Anônimos conta com algumas parcerias.
Com as secretarias municipais da Saúde, Educação e Assistência Social, realizam palestras nas escolas.
E com o CFC Cerro Azul, promovem palestras dentro das aulas de direção defensiva, alertando aos futuros motoristas das implicações que o uso do álcool pode acarregar no trânsito.
REUNIÕES
As reuniões dos AA em Cerro Largo acontecem nas segundas e quintas-feiras, das 20h30min às 22h, nos fundos da Igreja Matriz, e são abertas ao público.