Cerro Largo, 01 de setembro de 2025. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 01/09/2025 13:40:54 • Agronegócio • Cerro Largo

Associadas da Coopacel recebem tratoritos

Equipamentos beneficiam 14 agricultoras associadas à cooperativa
Foto: Divulgação / Coopacel

Na manhã de sábado (30/08), no quiosque da Coopacel, localizado junto ao trevo do Fritz e da Frida na BR 392, foram entregues sete Motocultivadores VMC700S Vulcan Trent - populares "tratoritos" - que beneficiam 14 agricultoras associadas à cooperativa.

Prestigiaram o ato, além das famílias contempladas, Altair Thomas, presidente da Coopacel; Maurício Kasper, agente territorial do MDA; Charles Scherer, secretário municipal da Agricultura e Expansão Econômica; e Mara Schmatz, secretária municipal do Trabalho e Assistência Social.

Cada tratorito vai beneficiar duas famílias, que recebem o equipamento em comodato durante dois anos. Além do equipamento, as famílias participaram de etapas de capacitação ao longo desse período, com o objetivo de fomentar a agroecologia e a produção de alimentos saudáveis.

 

Terra à Mesa

Os equipamentos fazem parte do Projeto Terra à Mesa, que é desenvolvido pela Unicafes-RS (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Rio Grande do Sul) com apoio do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), em parceria com a Arede (Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa) e da Unicentral (Central de Cooperativas da Agricultura Familiar).

O objetivo é desenvolver unidades produtivas de alimentos saudáveis e fomentar cooperativas para potencializarem a comercialização, visando acelerar a estruturação produtiva agroecológica e avançar em inovações tecnológicas.

No Rio Grande do Sul serão contempladas 35 cooperativas com etapas de formação, assessoria produtiva e comercial, além da entrega de equipamentos para as famílias.

Na área de formação serão beneficiadas 1.600 pessoas em quatro grandes temas: a) crédito público (Pronaf); b) Sistemas de Agroecologia; c) Acesso aos mercados de alimentos; d) Governança e negócios cooperativos. 

Já na assessoria produtiva serão beneficiadas 480 famílias sobre: a) Planejamento da Unidade Familiar Rural; b) Implementação de práticas que otimizem a integração entre capacidade produtiva, uso e conservação da biodiversidade e dos demais recursos naturais; c) Organização de ferramentas de controle financeiro; d) Troca de conhecimentos e aprendizagens. Também serão sistematizadas 16 experiências de sucesso de agricultores e cooperativas para serem divulgadas no Brasil todo, como forma de fortalecer o cooperativismo produtor de alimentos saudáveis.

Fonte: Luis Henrique Franqui
Coopacel
Unicafes
MDA
Projeto Terra à Mesa
Motocultivador
tratorito
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp