Cerro Largo, 28 de abril de 2024. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 02/02/2024 10:06:10 • Agronegócio

Cuidados com bezerras e novilhas

Esse esmero determina as futuras vacas leiteiras
Foto: Fernanda Raquel Zalamena

Conforme a médica veterinária Fernanda Raquel Zalamena, a criação destes animais constitui uma das fases mais importantes para se obter vacas de qualidade, responsáveis pela resposta produtiva do rebanho

Animais leiteiros exigem atenção, paciência, carinho e muita higiene. As futuras vacas dependem de como se criam as bezerras e novilhas nos primeiros meses de vida, afinal, elas serão as produtoras de leite. A criação destes animais constitui uma das fases mais importantes para se obter vacas de qualidade, responsáveis pela resposta produtiva do rebanho.

A informação é da médica veterinária e especialista em bovinocultura de leite Fernanda Raquel Zalamena, associada da Unitec. Ela, que reside em Tuparendi, atua no Senar-RS no programa ATeG e presta serviço para a Cotrirosa.

Fernanda conta que começou a focar na criação de bezerras por notar a carência de informações neste segmento. "Os produtores focam nas vacas em lactação e acabam esquecendo que as bezerras são o futuro da propriedade. Mas não se trata da bezerra em si, mas sim de todo o processo da vaca gestante, que inicia quando a vaca é confirmada prenhe, então há todo um empenho para que ela tenha o máximo de conforto possível e uma dieta que a mantenha saudável", destaca a profissional.

A associada ressalta que para a secagem recomenda-se um tratamento específico de acordo com o agente encontrado na cultura bactéria do leite, usa-se selante e tenta-se oferecer o máximo de conforto para a vaca

"Logo após o nascimento da bezerra, é recomendada a cura do umbigo com iodo a 10% e também a colostragem da bezerra. Hoje já temos aparelhos práticos para medir a qualidade do colostro, garantindo que a bezerra beba o alimento mais importante da vida dela de alta qualidade. Trabalhando com muito cuidado e atenção até os 60 dias de vida dela, que é a fase mais desafiadora para uma bezerra", acrescenta Fernanda.

Fonte: Jaqueline Peripolli / Assessoria de Comunicação Unitec
vaca
vaca leiteira
bezerra
novilha
Unitec
Fernanda Raquel Zalamena
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp