


"Há muito tempo uma música não mexia tanto comigo". A afirmação é de Giovani Grizotti - O Repórter Farroupilha, que trabalha para a RBS TV, a TV Globo e o G1.
Grizotti destaca que, meses atrás, recebeu A Cara do Rio Grande do "mestre Renatto Gottardo", dos Garotos do Fandango. "Respondi de vereda: mas temos que regravar essa tua obra de arte e preparar um clipe graúdo para abrir o mês farroupilha", disse.
Dito e feito! Num projeto liderado pelo jornalista, A Cara do Rio Grande foi gravada com a participação especial de vários artistas, cada um num local emblemático do Rio Grande do Sul.
Renato e os Garotos do Fandango gravaram em cima da balsa que faz a travessia Brasil-Argentina no rio Uruguai, em Porto Xavier.
Jorge Guedes & Família fizeram sua participação nas Ruínas de São Miguel das Missões.
Walther Morais subiu os Campos de Cima da Serra e, nos cânions de Ausentes, gravou sua contribuição à obra.
Por fim, os irmãos Neto e Ernesto Fagundes usaram o pôr do sol do Guaíba, em Porto Alegre, para emoldurar A Cara do Rio Grande nesta superprodução.
Lançamento na televisão
Na próxima quinta-feira, dia 1º de setembro, o vídeo de A Cara do Rio Grande será lançado no programa Jornal do Almoço, ao meio-dia, pela RBS TV.
Depois, a música será distribuída para as emissoras de rádio de toda a região Sul.
Com certeza, será um dos temas da Semana Farroupilha 2022.
Honra
"É uma honra muito grande ter uma canção de nossa autoria nesta produção, que estará abrindo os festejos farroupilhas deste ano", destaca Renato Gottardo.
Sobre os Garotos do Fandango, o compositor, vocalista e guitarrista adianta que, em breve, os fãs poderão conferir muitas novidades, inclusive gravações com participações muito especiais.
A Cara do Rio Grande
A canção não é nova. Foi gravada em 2012 no CD Lucas Raimundo & Renato Gottardo, um trabalho autoral do compositor em parceria com este jovem cantor, natural de São Pedro do Butiá, que por um tempo também foi vocalista dos Garotos do Fandango.
"Quem é a cara do Rio Grande? O nosso povo!", vaticina Giovani Grizotti.
"Eu sou a cara do Rio Grande
Do meu Brasil eu sou raiz
Sou o suporte da nação
Entenda meu irmão
Eu sou assim porque Deus quis".
(A Cara do Rio Grande, Renato Gottardo, 2012)