


Conhecido por ser o mês dos extremos, agosto vem seguindo a risca esta característica.
A semana começou com tempo nublado e pancadas de chuva ao longo da segunda-feira, em todo Rio Grande do Sul, com clima ameno.
A reviravolta aconteceu ao anoitecer, quando ar mais frio chegou e derrubou a temperatura.
Segundo o observador meteorológico Paulo Henrique Pinheiro, a sensação será de muito frio. "Nesta terça (13) podem ocorrer períodos de nublado, mas já começa a melhorar. A noite de terça para quarta será de frio extremo, com risco de hipotermia para quem estiver em ambiente externo e exposto ao vento minuano congelante", afirma.
A queda nas temperaturas é devido a incursão de ar polar associada a um potente centro de alta pressão sobre o Uruguai.
De acordo com a MetSul, este será o ar mais frio em intensidade a alcançar o estado até agora no ano, mas não o evento de frio mais intenso, isso porque a atuação será brevíssima. Na quarta-feira (14) o ar polar começará a enfraquecer rapidamente da tarde pra noite e na quinta-feira se espera forte elevação da temperatura durante o dia.
O período mais frio será hoje, amanhã e na madrugada de quinta, entretanto, chama atenção que o período particular entre a noite de hoje e a manhã de quarta será gélido pelo agravante do vento que trará sensação negativa em grande parte do Rio Grande do Sul.
Vento e temperatura baixa podem determinar geada negra (congelamento da seiva da planta) na noite de terça para quarta e se espera geada em muitas cidades do Oeste e do Norte gaúcho no amanhecer de quarta-feira (14). No Leste, nuvens e vento podem dificultar o fenômeno.
A possibilidade de nevar é muito discutível. Há dados que indicam chance, mas essa é pequena e mais limitada a pontos perto da borda da Serra e próximos da costa como São Francisco de Paula e Cambará do Sul. O que pode cair é a chuva congelada em pontos do Sul e do Leste gaúcho amanhã e na quarta, inclusive em localidades de baixa altitude.