


Muitas pessoas ainda não sabem, mas no Rio Grande do Sul há duas entidades que organizam competições de futsal em nível estadual: a Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS) e a Liga Gaúcha de Futsal.
A maior parte dos clubes gaúchos, inconformados com a condução do esporte, por parte da FGFS, aderiram à Liga Gaúcha e participam de três competições: Liga 1, Liga 2 (na qual o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker está classificado) e a Liga 3.
Já a FGFS segue organizando o seu campeonato, agora denominado de Estadual Série Ouro.
DATA DEFINIDA
A FGFS definiu em reunião com os dirigentes de clubes, por videoconferência, que a Série Ouro de 2020 começará no dia 14 de agosto, caso não ocorram mais restrições por conta do novo coronavírus (Covid-19).
CACHOEIRA DO SUL
O São José, de Cachoeira do Sul, confirmou participação no certame e terá o ex-jogador Dalvan Gottardo como treinador.
No encontro, realizado segunda-feira (20/4), ficou definido que a Série Ouro contará com 12 equipes que ainda serão divididos em dois grupos de seis times na primeira fase. Os quatro melhores de cada chave avançam para a fase de mata-mata que será disputada em jogos de ida e volta.
Além do São José, a Série Ouro será disputada por Assoeva (Venâncio Aires), SER Canoense (Canoas), Paulista (Pelotas), Rabelo Futsal (Alvorada), Parobé Futsal (Parobé), BGF (Bento Gonçalves), UFSM (Santa Maria), União Independente (Santa Maria), Santa Cruz Futsal (Santa Cruz do Sul), AES (Sobradinho) e ARE (Rosário do Sul).
TRAJETÓRIA NO FUTSAL
Ex-jogador de futsal com passagens por diversos clubes, como John Deere (Horizontina), ACLE (Cerro Largo), Uruguai (Porto Xavier), Três Coroas Futsal, Laboratório Tiaraju (Santo Ângelo), Três de Maio, Rio Pardo, Nova Mutum (MT), Juara (MT), ACA Futsal (seis temporadas) e São José (Cachoeira do Sul), o cerro-larguense Dalvan Gottardo está radicado em Cachoeira do Sul há oito anos, quando chegou naquela cidade para jogar pela ACA Futsal, que iniciou a trajetória na Série Bronze, chegou ao vice-campeonato da Série Prata e, no seu ápice, disputou a Série Ouro da modalidade.
Após abandonar as quadras, Dalvan graduou-se em Educação Física pela ULBRA e atualmente é professor no Colégio Totem e diretor/instrutor na Escolinha Dalvan Futsal.
Como técnico do São José (última equipe que atuou como jogador, em 2017), aos 35 anos, Gottardo inicia uma nova etapa em sua carreira profissional, com o desafio de reeditar grandes jornadas esportivas em Cachoeira do Sul, terra que adotou para fixar residência com sua família.