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Publicado em 16/05/2025 17:45:59 • Educação

Nota máxima para curso de Matemática da UFFS

Curso da UFFS-Cerro Largo conquista nota máxima em avaliação do MEC
Arte: Portal LH Franqui

O Curso de Graduação em Matemática – Licenciatura do Campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) alcançou a nota máxima (5) na avaliação in loco realizada pelo Ministério da Educação (MEC) entre os dias 07 e 09 de maio de 2025, sendo o primeiro curso do campus a obter essa distinção. A visita, conduzida por uma comissão de dois professores da região Sudeste, analisou as dimensões de organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, culminando no Conceito de Curso (CC) máximo, que reconhece a excelência do curso criado em 2022.   

Reestruturação Acadêmica e Inovação 

Criado pela Decisão Nº 41/CONSUNI/UFFS/2021 e iniciado no primeiro semestre de 2022 com 25 vagas anuais no turno noturno, o curso de Matemática foi o pioneiro na reestruturação da oferta de graduações no Campus Cerro Largo. A proposta inovadora integrou o curso ao de Física, compartilhando disciplinas comuns e otimizando a estrutura docente existente. Esse mesmo modelo viabilizou a criação de Pedagogia e Ciências Biológicas (Bacharelado) em 2024, e Engenharia Civil em 2025, evidenciando o sucesso das estratégias para ampliar o acesso ao ensino superior gratuito. 

Estudos de viabilidade conduzidos desde 2019 identificaram a carência de professores de Matemática na região, onde apenas 48 a 57,8% dos docentes da disciplina são habilitados em Matemática nas Coordenadorias Regionais de Educação próximas. A criação do curso de Matemática, integrado ao curso de Física, foi planejada para atender a essa demanda regional, fortalecendo ambos os cursos e possibilitando dupla diplomação aos egressos.   

 

Indicadores de Qualidade 

Os cursos de graduação são avaliados pelo MEC por meio de quatro indicadores de qualidade: o Conceito ENADE, que mensura o desempenho dos concluintes; o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que considera o ENADE, o Indicador de Diferença entre Desempenhos Observado e Esperado (IDD), a qualificação docente e a percepção dos estudantes; o IDD, que avalia o valor agregado pelo curso; e o Conceito de Curso (CC), principal indicador, obtido na visita in loco. Como o curso de Matemática ainda não formou sua primeira turma e não participou do ENADE, apenas o Conceito de Curso foi mensurado, alcançando a nota máxima (5). Esse resultado destaca a excelência da proposta pedagógica, do corpo docente e da infraestrutura do curso.   

 

Destaques do Curso

 A coordenadora do curso, Profa. Aline Beatriz Rauber, destacou os pontos fortes apontados no relatório de avaliação: "Nossa estrutura curricular é sólida, atualizada e alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais, articulando teoria e prática. Adotamos metodologias inovadoras, como modelagem matemática, tecnologias digitais e projetos interdisciplinares. Os estágios supervisionados, com forte vínculo com escolas da região, promovem a inserção na realidade da educação básica. Além disso, oferecemos amplo apoio aos estudantes por meio de políticas de assistência, monitorias e ações para permanência e êxito acadêmico. Nosso corpo docente, majoritariamente doutores em dedicação exclusiva, é um pilar dessa conquista". 

O curso também se destaca pela participação em programas nacionais como o PIBID e o PET, e por ações extensionistas, como o projeto Ciclos Formativos em Ensino de Matemática, que fortalecem a formação de professores da região. “Este resultado é fruto do trabalho coletivo de docentes, técnicos-administrativos, discentes e da direção do campus. Agradecemos a todos que, com dedicação e responsabilidade, contribuíram para essa conquista, reforçando o compromisso da UFFS com uma educação de qualidade, voltada ao desenvolvimento regional e à formação de professores éticos, competentes e inovadores”, completou a coordenadora.   

 

Mensagem da Direção 

O diretor do Campus Cerro Largo, Prof. Bruno M. Wenzel, celebrou a conquista, destacando o esforço coletivo por trás da nota máxima. Ele reconheceu a coordenação do curso, formada por Profa. Aline Beatriz Rauber, Prof. Cássio Luiz Mozer Belusso, a secretária Micheli dos Santos Waldow e o ex-coordenador Prof. Ney Marçal Barraz Júnior, por liderarem a criação desde 2020 e colocarem em funcionamento o curso com visão e comprometimento.

 

O Diretor parabenizou os docentes pela excelência na formação, os técnicos-administrativos pelo empenho incansável e os estudantes por aproveitarem as oportunidades do ensino superior. Por último, mas não menos importante, ele agradeceu às coordenadoras acadêmicas, Profas. Judite Scherer Wenzel e Nessana Dartona, ao ex-coordenador acadêmico Prof. Márcio do Carmo Pinheiro, às coordenadoras administrativas, Adenise Clerici e Luana Damke, e ao Conselho Comunitário, pela gestão competente do corpo docente, zelo orçamentário e orientação estratégica que asseguram a sustentabilidade do campus. “Essa nota 5 é uma conquista coletiva!”, declarou o diretor.   

 

Impacto Regional 

A conquista demonstra a capacidade do Campus Cerro Largo em atender à demanda da macrorregião missioneira por educação de qualidade. Por meio de estratégias que otimizam recursos e ampliam o acesso ao ensino superior, a UFFS segue formando professores qualificados e responsáveis, contribuindo para o fortalecimento da educação básica e o desenvolvimento regional.  

Fonte: Assessoria de Comunicação UFFS Cerro Largo
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