


Tradicionalmente, no horário da meia-noite, marcando a passagem de 24 para 25 de dezembro, os cristãos se juntam na Missa do Galo, como uma só família em Eucaristia, para celebrar o nascimento do menino Jesus.
O bispo da Diocese de Santo Ângelo, Dom Liro Vendelino Meurer, nascido na Linha Júlio de Castilhos, do município de Montenegro (RS), atual Salvador do Sul, em 1954, tem como lema de vida episcopal, 'servir com alegria'. Foi ordenado pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Cláudio Colling, em 1981.
Nesta entrevista on line, com Dom Liro atendeu à chamada de distanciamento físico que o momento exige, mas chegou provida do sentimento de aconchego, presente na disponibilidade, no pronto atendimento e na dedicação por ele concedida, para a concretização da reportagem.
O Bispo expôs sobre como a igreja vê o Natal neste tempo de pandemia e sobre como será a programação do Natal 2020.
Dom Liro explicou: "o Natal terá o mesmo sentido, isto é, a celebração do nascimento de Jesus, Deus que se encarnou na história humana. É o Deus conosco, o Emanuel. Costuma-se reunir a família, a comunidade e os amigos, o que é muito bom, desde que não se esqueça o motivo principal da festa. Nesta pandemia, vamos fazer o que é possível. O jeito de acolher Jesus é cuidar da vida, respeitar a vida do outro, fazer exatamente o que as autoridades nos pedem".
Na sequência, o Bispo esclareceu sobre a importância de estarmos vigilantes e termos Deus, sempre, guiando os nossos caminhos: "mudou o tempo, a situação, mas prevalece o que é mais importante. De qualquer maneira, este tempo que antecede o Natal nos avisa que tudo é passageiro. Fiquemos atentos, vigilantes; fazendo, a cada momento, o que convém. Não dispensamos Deus de nossa vida".
A respeito da programação natalina, o Bispo explicou que cada comunidade faz a programação própria, seguindo os seus costumes, não havendo interferência da diocese na programação das paróquias.
Segundo Dom Liro, "o tempo de Advento é tempo de reflexão, de renovação, de esperança. Neste período costuma-se realizar o encontro de grupos eclesiais ou de famílias. O tema desta reflexão é 'Reconstruir a esperança'. Em virtude da pandemia, tudo fica mais reduzido. Fomos acostumados a permanecer em casa. Mesmo que não dê para participar da celebração de Natal, pede-se que rezem em casa e acompanhem as transmissões via televisão e redes sociais".
Dom Liro é bispo da Diocese Angelopolitana desde 2013 e, com espírito alegre, desejou, no final, um Feliz Natal a todos!
A programação de missas da Paróquia Sagrada Família de Nazaré, em Cerro Largo, tem o seguinte cronograma:
Dia 24/12 - Missa no Convento Nossa Senhora da Anunciação, às 18h15min (restrita);
Dia 24/12 - Missa na Igreja Matriz, às 19h30min;
Dia 25/12 - Missa na Igreja Matriz, às 8h30min.
P.S.: As missas seguem no formato presencial, seguindo as normas e cuidados, com medidas de ação coordenada à prevenção à Covid-19.